Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > UFPI > Editais - UFPI > Últimas Notícias - UFPI > Café Literário de agosto traz o sociólogo Daniel Soares Lins

Café Literário de agosto traz o sociólogo Daniel Soares Lins

O Programa de Pós-Graduação em História do Brasil – PPGHB promove no dia 10 de agosto, o lançamento do livro "O último copo: álcool, filosofia, literatura", de autoria do sociólogo, filósofo e psicanalista, Daniel Soares Lins, no Café Literário na Livraria Anchieta. Daniel Soares Lins possui Doutorado em Sociologia - Université de Paris VII - Université Denis Diderot (1990), Doutor e pós-doutor em Filosofia, sob a direção de Jacques Rancière, pela Université de Paris VIII. Professor aposentado de Filosofia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, Coordenador do GT Filosofia Contemporânea da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Filosofia (ANPOF), Professor Associado de Paris III – Sorbonne, Professor colaborar da Unicamp.

Autor de cerca trinta livros no Brasil e no exterior, participa do Café de Filosofia da TV Cultura – São Paulo – CPFL. É conferencista nacional e internacional. Sua obra versa sobre temas da modernidade e contemporaneidade. Na sociologia, destacam-se os trabalhos sobre Pierre Bourdieu e sobre o Cangaceiro Lampião. Segundo alguns críticos, a obra de Lins sobre Lampião e o cangaço teriam influenciado os roteiristas do filme Baile Perfumado.

• La passionselon Lampiã des Cangaceiros. 1ª ediçã
  • Lampião o homem que amava as mulheres. São Paulo: Annablume, 1997.
  • Ayrton Senna: A imolação de um deus vivo. Fortaleza: EUFC, 1995.
  • AntoninArtaud Artesão do Corpo sem Órgãos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999, 2ª ediçã
  • Juízo e verdade em Deleuze. São Paulo: Annablume, 2004.
  • Expressão Deleuze em Espinosa Espinosa em Deleuze. Rio de Janeiro: Forense, 2008.
  • A dominação masculina revisitada. Campinas: Papirus, 1998.
  • Pierre Bourdieu. O Campo econôãólica da dominaçãção, apresentação e entrevista com Pierre Bourdieu). Campinas: Papirus, 1999.
  • Intensidade e paixão. (Org. Daniel Lins, Sylvio Gadelha e Alexandre Veras). Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
  • Pensamento Nômade. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
  • Que pode o corpo (Org. Daniel Lins, e Sylvio Gadelha). Rio de Janeiro: 2002.
  • Repensar os Estados Unidos: por uma sociologia do superpoder (Org. Daniel Lins e Loïc
  • Arte e Resistência. Rio de Janeiro: Forense 2004.
  • Nietzsche e Deleuze bárbaros, civilizados. (Org. Daniel Lins e Peter Páão Paulo: AnnnaBlume, 2004.
  • Nietzsche/Deleuze. Imagem, literatura, educação. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
  • Razãômade. Rio de Janeiro: Forense, 2005.
  • Sila: uma cangaceira no divã. (Org. Daniel Lins e Sila). Fortaleza. Impressã
  • Nietzsche/Deleuze. Jogo e Música (Org. Daniel Lins e José Gil), Rio de Janeiro: Forense, 2008;
  • Fazendo Rizoma. São Paulo: Hedra. 2008.
  • O Devir-Criança do Pensamento. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 2009.
  • O último copo. Álcool, Filosofia, Literatura. Ed. Civilização Brasileira/Record.