Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > I Mostra Inclusiva da UFPI busca ampliar o respeito à diversidade; evento será em maio
Início do conteúdo da página

I Mostra Inclusiva da UFPI busca ampliar o respeito à diversidade; evento será em maio

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A I Mostra Inclusiva de Artes e Imagens (Ilustrações, Fotografias e Vídeos) da UFPI, acontecerá nos dias 25 e 26 de Maio, no Auditório Professor João Porfírio de Lima Cordão (Departamento de Biologia), e será coordenada pela Pedagoga e Mestre em Educação Dilma Andrade, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU). O NAU quer apresentar à comunidade todo o material produzido na oficina Sentirgrafia (Oficina Fotográfica para Cegos em Teresina), realizada em Julho de 2017, buscando estabelecer um diálogo entre as diversas áreas da academia para agregar cada vez mais conhecimento e o respeito às diferenças.

WhatsApp Image 2018 04 25 at 1120180430110421

Oficina Sentirgrafia realizada em Julho (2017)

O evento, já cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) como um projeto de extensão, oferece 130 vagas para quem está vinculado aos cursos de Comunicação Social ou Artes Visuais, assim como para quem faz parte do Projeto Sentirgrafia e, também, é aberto às pessoas da comunidade que tenham interesse em discutir sobre a temática.

Para a Coordenadora da I Mostra Inclusiva, Dilma Andrade, realizar essas exibições é estabelecer um diálogo entre as diversas áreas, pois a cultura está presente em todas as profissões, “Fazer só a exibição do projeto ficaria muito limitado. Vamos fazer algo maior, para movimentar a Universidade e para que a gente possa agregar mais conhecimento”, explica.

Abrangendo áreas de Humanas e Artes, e fazendo uma relação com temas como comunicação, educação e cultura, a Mostra busca promover uma conversa sobre acessibilidade comunicacional, visando ampliar ações inclusivas a partir de exposições de fotografias feitas por pessoas cegas e com baixa visão, onde retratam o cotidiano por meio do aprimoramento dos sentidos táteis e auditivos, por exemplo.

WhatsApp Image 2018 04 25 at 11.3020180430111558

Participantes da oficina Sentirgrafia

Com um bom material de vídeos produzidos nas oficinas do Sentirgrafia, que aconteceram nas cidades de Teresina, Agricolândia e Campo Maior, a proposta é dar retorno à comunidade e aos participantes do projeto, mas não limitando a participação do público em geral. Complementando a Mostra será realizada ainda uma instalação artística de cunho sensorial.

Para Dilma Andrade, a Mostra traz a mensagem de que fazer fotografia está além de usar apenas a visão ou técnicas. “Tem muito mais a ver com percepção, com a valorização de novos olhares sobre o modo de fazer arte, permitindo uma desconstrução de saberes. A intenção é mostrar que pessoas cegas ou com baixa visão podem, à sua maneira, fazer o que quiserem”, comenta.

LOCAIS DE INSCRIÇÕES:

No NAU (Núcleo de Acessibilidade-UFPI) — telefone: (86) 3215-5060

No site: 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Dia 25 – Manhã -Auditório Professor João Porfírio de Lima Cordão

  • 8h – Conversando sobre o Sentirgrafia – apresentação do projeto e Relatos de experiência dos participantes
  • 10h – intervalo
  • 10h30 –Mostra / Exibição dos vídeos – Cine debate
  • 12h encerramento

Tarde Auditório Professor João Porfírio de Lima Cordão

  • 13h30 – Mesa redonda: Conversando sobre processos criativos de acessibilidade comunicacional
  • 15h - Mostra/ Exibição dos vídeos - Cine debate
  • 16h intervalo
  • 16h30 – Mesa redonda: Diálogos sobre Literatura, Poesia, Ilustração e Fotografia: a arte de tocar a alma
  • 18h – encerramento

Dia 26 – Manhã – Espaço Rosa dos Ventos

  • 8h30 -12h Oficinas de produção criativa com o PIA – Projeto de Ilustração e Animação da UFPI
Fim do conteúdo da página