Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Normas para inscrição e apresentação de trabalhos no SEMEX 2019
Início do conteúdo da página

Normas para inscrição e apresentação de trabalhos no SEMEX 2019

Imprimir
Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 11h45

NORMAS PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

A seguir estão dispostas as normas de inscrição e apresentação de trabalhos no evento VIII SEMEX

1. Critério

Somente poderão ser inscritos no IX SEMEX os trabalhos que, no seu corpo, apresentarem claramente natureza extensionista e se referirem a ações de extensão cadastradas na PREXC.


2. Áreas Temáticas

Os trabalhos poderão ser do tipo Comunicação Científica, Relatos de Experiências e Performance artístico-cultural (nesse caso será submetido o roteiro com a descrição da apresentação contendo tempo e infraestrutura necessária para execução), devendo estar incluídos em uma das seguintes áreas temáticas e respectivas grandes áreas:


Grande ÁreaÁreas temáticas
Projetos culturais Cultura
Arte
Saúde Saúde
Educação Educação
Outros Comunicação
Direitos Humanos
Justiça
Inclusão Social
Meio ambiente
Tecnologia e Produção
Trabalho

3. Modalidade de Trabalhos

Os trabalhos a serem apresentados no SEMEX serão em três modalidades: pôster, comunicação oral e performance artístico-cultural. Na inscrição dos trabalhos, deverá ser informada a modalidade de apresentação (performance artístico-cultural ou Banner). Ficará sob a responsabilidade da Comissão Científica de cada Campus a definição dos trabalhos para a comunicação oral, conforme descrito no item 6, considerando a anuência do autor no ato da submissão.

Obs: Os autores de trabalhos inscritos na modalidade performance artístico-cultural deverão se responsabilizar pela infraestrutura necessária à execução da mesma.


4. Autoria

Cada trabalho poderá ser composto por, no máximo, 5 (cinco) autores, sendo um deles o coordenador da ação de extensão a que se refere o trabalho. Os autores dos trabalhos devem estar vinculados às ações de extensão cadastradas na PREXC.

Obs. 1: Os trabalhos que não atenderem a estas especificações não serão aceitos

Obs. 2: Somente receberão certificado de apresentação de trabalho, os autores e coautores inscritos no IX SEMEX. 


5. Critérios de Avaliação para os trabalhos a serem apresentados no evento

A análise dos trabalhos será feita por avaliadores ad hoc no sistema anônimo, adotando os critérios e procedimentos informados para cada uma das modalidades de trabalho. Cada Campus constituirá seu corpo de avaliadores ad hoc.Os avaliadores julgarão os trabalhos exclusivamente por sua natureza extensionista e sua qualidade.

No que se remete à natureza extensionista, será observado o enquadramento às seguintes diretrizes:

1) Interação dialógica com outros setores da sociedade;

2) Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

3) Interdisciplinaridade;

4) Impacto na formação do estudante e na comunidade atendida

5) Ações desenvolvidas em comunidade de vulnerabilidade social.

No que tange à qualidade do trabalho, será observado o enquadramento às normas do Seminário, tais como:

1) Clareza do tema proposto;

2) Originalidade;

3) Coerência entre o título e o desenvolvimento do trabalho;

4) Inclusão em uma das áreas temáticas (definidas no item 1 destas normas)

5) Apresentação e discussão pertinente e relevante;

6) Consistência na construção do desenvolvimento do trabalho;

7) Coerência entre o(s) objetivo(s) e a conclusão do trabalho;

8) Procedimentos metodológicos;

9) Adequação à norma da Língua Portuguesa;

10) Adequação às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Obs. 1: Os trabalhos que não atenderem a estas especificações não serão aceitos..

Obs. 2: Não caberá recurso com relação ao resultado da análise do trabalho.


6. Formato dos Trabalhos

O formato dos trabalhos para submissão será Resumo Expandido, que deverá estar estruturado de acordo com as instruções abaixo:


6.1.  Recomendações Gerais

Os resumos expandidos devem observar os critérios e procedimentos informados na proposta do evento, não podendo conter qualquer tipo de ofensa ou discriminação a pessoas e/ou ideologias.

O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores. Ao submeterem seus trabalhos, estes concordam que os direitos autorais referentes a cada trabalho estão sendo cedidos para os Anais do Evento.


6.2 Normas Técnicas

a) Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente pela internet, através da página www.semex.ufpi.br, em dois formatos: um em PDF (sem identificação dos autores – para a comissão de avaliação) e o outro em DocWord (com identificação dos autores – para publicação nos anais), sendo que o tamanho de cada um não poderá exceder 2 MBytes.

b) O texto deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução (com bases literárias), Métodos, Resultados (ou relato de experiência) e Discussão, Conclusões ou Considerações Finais e Referências. Se for o caso, trará, ainda, Tabelas, Gráficos e Imagens (limitadas ao tamanho do arquivo);

c) EXCLUSIVAMENTE para trabalhos na área de projetos culturais que serão apresentados em formato de performance, o texto deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, roteiro de apresentação contendo infraestrutura a ser utilizada, tempo de apresentação e sequencia das ações a serem executadas na apresentação. Se for o caso, trará, ainda, Imagens (limitadas ao tamanho do arquivo);

d)O resumo expandido deverá conter de 4 (quatro) a 6 (seis) laudas, incluindo Texto, Tabelas, Gráficos, Imagens e Referências;

e) O trabalho deverá ser apresentado em papel tamanho A4, com margens superior e esquerda de 3,0 cm, margens inferior e direita de 2,0 cm, em fonte Times New Roman, tamanho 12 para a fonte do corpo do texto, justificado e com espaçamento entre as linhas de 1,5 cm;

f) As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da ABNT, mais atual, no sistema autor-data (SOBRENOME, ano);

g) O texto deverá iniciar com o Título no alto da página, centralizado, em negrito e com letras maiúsculas apenas nas iniciais do título, na fonte Times New Roman, com espaçamento simples entre linhas. Solicita-se que o título esteja sucedido por dois pontos quando houver subtítulo.

h)Se o trabalho é vinculado a algum projeto de extensão, deverá ser apresentado o título do Projeto em nota de rodapé, citando o financiamento (IES/Agência de Fomento), quando for o caso;

i) Depois de dois espaços do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizados e grafados somente com as letras iniciais maiúsculas;

j) Em nota de rodapé (na 1ª página) deve vir a qualificação dos autores e a indicação das instituições de origem (Times 10), precedido pelo número correspondente a cada autor.

k) Demais questões de formatação devem obedecer à normatização mais recente da ABNT.

Obs. 1: Resumos enviados fora destas Normas Técnicas serão desclassificados.

Obs. 2: AA Revisão Gramatical deverá ser feita pelo(s) autor(es).


7. Orientação para apresentação dos trabalhos

Os trabalhos deverão ser apresentados em forma de Pôster, performance e Comunicação Oral. Dos trabalhos avaliados pelos avaliadores ad hoc, a Comissão Científica local selecionará, entre 10% a 20%, os melhores trabalhos avaliados, exceto os de performance, para apresentação em Comunicação Oral, dentre o número de trabalhos inscritos proporcionalmente nas grandes áreas existentes em cada Campus.


7.1. Comunicação Oral

É de responsabilidade do apresentador levar o arquivo de mídia eletrônica, em formato de apresentação do Microsoft PowerPoint (.ppt). No dia e local determinados, serão disponibilizados um projetor multimídia e uma CPU para a apresentação oral.

O autor deverá chegar ao local onde fará sua apresentação, pelo menos, 30 (trinta) minutos antes do início da sessão, identificar-se ao Coordenador(a) da sessão e fornecer ao operador de recursos audiovisuais o material para projeção. Cada trabalho terá no máximo 10 (dez) minutos para apresentação e discussão.


7.2. Pôster

O pôster deverá conter as seguintes medidas: 90 cm de largura e 1.20 m de altura. Deverá constar: título (que deve ser o mesmo do título do resumo expandido enviado), nome(s) do(s) autor(es), com a indicação da instituição/cidade/estado, introdução, objetivo, método, resultados, conclusões e referências. Os métodos e resultados poderão ser ilustrados com figuras, quadros e tabelas. As informações devem ser organizadas buscando apresentar e facilitar a compreensão das ideias centrais do trabalho.

O aluno que possuir bolsa de extensão (PIBEX) deverá se responsabilizar, juntamente com os demais autores pela confecção do pôster e a sua fixação no local indicado antes do início da sessão.

EXCLUSIVAMENTE para o aluno QUE NÃO POSSUI bolsa de extensão (PIBEX), a UFPI custeará a confecção do pôster, desde que o aluno envie o arquivo a ser impresso em data a ser divulgada na página do SEMEX 2019 (www.semex.ufpi.br).

A indicação do local de exposição do pôster é feita pelo número correspondente ao seu trabalho, conforme divulgado no site.

O limite de tempo para apresentação do trabalho será de no máximo 10 (dez) minutos.

O limite de tempo para apresentação do trabalho será de no máximo 10 (dez) minutos.

Se pelo menos um dos autores não estiver presente no horário do julgamento, o trabalho será desclassificado automaticamente. Em caso de trabalho oriundo de projetos de extensão contemplado com bolsa PIBEX, a ausência do coordenador trará prejuízos para o julgamento deste e a submissão de trabalhos em editais da PREXC.

A retirada dos pôsteres ao final da apresentação ficará a cargo dos apresentadores, isentando-se os organizadores da guarda destes após o término do evento.

Obs.: Trabalhos não apresentados não receberão certificados.


8. Disposições Finais

A premiação ocorrerá no final do evento, em cada Campus, no qual serão premiados os melhores trabalhos selecionados para a Comunicação Oral, considerando a média de avaliação e de apresentação. A premiação ocorrerá da seguinte forma: primeiro, segundo e terceiro lugares de cada grande área em cada Campus – Certificado

Os trabalhos apresentados em forma de pôster também serão premiados com certificação, considerando a media da avaliação e da apresentação do pôster. A premiação será para o primeiro, segundo e terceiro lugares.

melhor trabalho na modalidade Performance também receberá certificado.

Em caso de empate, será considerada a maior nota nos critérios avaliados no trabalho, respeitando-se a seguinte ordem: natureza extensionista; impacto social; uso da metodologia pesquisa-ação participativa; estrutura e redação e coerência entre objetivos declarados e resultados alcançados.

Só serão premiados os trabalhos indicados cujo(s) autor(es) esteja(m) presente(s) na Cerimônia de Premiação.

A inscrição implica na concordância e na aceitação de todas as cláusulas e condições estabelecidas nestas Normas para Inscrição e Apresentação de Trabalhos.

Os casos omissos na presente Norma serão encaminhados à Comissão Científica do evento.


9. Cronograma

DataAtividadesResponsável/Local
09/10/2019 a 22/10/2019 Submissão dos Trabalhos (para discentes extensionistas voluntários) www.semex.ufpi.br
09/10/19 a 29/10/19 Submissão dos Trabalhos (para discentes extensionistas bolsistas) www.semex.ufpi.br
09/10/19 a 19/11/19 Inscrição no Evento www.semex.ufpi.br
28/10/2019 Resultado da Seleção de Trabalhos (para discentes extensionistas voluntários) www.semex.ufpi.br
04/11/2019 Resultado da Seleção de Trabalhos (para discentes extensionistas bolsistas) www.semex.ufpi.br
29/10/19 a 01/11/2019 Entrega online dos arquivos dos banners (somente de alunos não bolsistas) para a Coordenação Local do IX SEMEX Autores de trabalhos voluntários
01/11/2019 Envio dos arquivos(online) dos banners de alunos voluntários para a Coordenação Geral do IX SEMEX Assessor de extensão do Campus
04/11/2019 Envio dos arquivos dos banners de alunos voluntários para a gráfica Coordenação Geral do IX SEMEX
Até 11/11/2019 Entrega dos banners confeccionados de alunos voluntários Coordenação Geral do IX SEMEX
19/11/2019 a 22/11/2019 Realização do Evento Todos os Campi

Coordenação Geral do SEMEX

Fim do conteúdo da página