Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Lançamento do Programa de Extensão Sol para Todos: Selo Social Solar

Lançamento do Programa de Extensão Sol para Todos: Selo Social Solar

Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 17h44

mesa.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), lançou na manhã de ontem (11) o "Programa de Extensão Sol para Todos: selo social solar", e também o Edital de Patrocínio para o "Selo Social Solar do Piauí 2020". O evento foi realizado no Salão Nobre da Reitoria da UFPI e conduzido pela Reitora em exercício, Professora Dra. Regina Lúcia Gomes. A Vice-reitora Profa. Dra. Nadir Nogueira também esteve presente.

O Programa que é coordenado pela Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva e pelo Técnico em Assuntos Educacionais da UFPI e atual Diretor de Empreendedorismo da EMATER-PI, Albemerc Moura de Moraes, é uma ação conjunta entre a PREXC, o Instituto Piauí Solar (IPS) e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar de Piauí (GIPES). O Programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A Coordenadora, Profa. Dra. Cleânia Sales, comentou sobre os objetivos do Programa. “Trata-se de um programa de extensão que tem como objetivo estimular a implantação de tecnologias solares para instituições filantrópicas e comunidades rurais de baixa renda. O objetivo também é fazer com que a gente consiga captar recursos e patrocinadores para esses projetos de extensão que serão executados nessas comunidades e instituições usando energia solar para melhorar a vida da população humana e não humana”, destaca.

cleania.jpg

Profa. Dra. Cleânia Sales, coordenadora do Programa

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira esteve presente na abertura do evento e ressaltou a felicidade da universidade ao lançar um projeto de grande impacto não só para a comunidade acadêmica como para comunidade externa. "Hoje nós coroamos aqui uma ação importante da Universidade, nós temos um tripé ensino, pesquisa e extensão, e nessa manhã encerramos com o lançamento desse programa do Selo Solar Social 2020, delimitando e marcando essa ação importante da extensão. Tem um alcance social importante, e outro aspecto que a gente vem trabalhando é o desenvolvimento de Inovação e Tecnologia e transferindo essa Tecnologia para a comunidade”, afirma.

nadir.jpg

Vice-reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A Reitora em exercício, Professora Dra. Regina Lúcia Gomes, destacou que projetos dessa natureza é o cumprimento do papel social da Universidade. ““Vamos utilizar recursos naturais do Piauí, que é um estado privilegiado nesse sentido, para poder resolver os nossos problemas. Então, é de uma importância muito grande, tendo em vista que serão beneficiados animais humanos e não humanos com a redução de custo de energia, e atender comunidades rurais carentes, agricultores da agricultura familiar e animais que são abandonados e são resgatados por grupos de pessoas que procuram dar um certo tratamento para eles. O Programa é de uma importância imensa, tanto para a Universidade como para a sociedade.”

PROGRAMA SOL PARA TODOS 5620191212101438

Reitora em exercício, Profa. Dra. Regina Gomes

Para o ano de 2020, o projeto objetiva atender a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos animais- APIPA, com a execução de dois projetos de extensão: “A desidratação solar como alternativa complementar na alimentação de cães e gatos”, da Profa. Adriana Galvão e Prof. Alexandre dos Anjos, e o projeto “Melhoria da qualidade de vida dos animais a partir do uso de Energia Solar”, coordenado pelo Prof. Marcos Lira e Albemerc Moura de Moraes.

Podem se inscrever no edital para patrocínio empresas privadas, instituições públicas e pessoas físicas. O edital pode ser acessado aqui.

Veja mais no vídeo:

Captura de Tela 2019 12 12 as 10.51.4420191212105431

Acesse as fotos do evento.