Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > Seminário de Iniciação Científica da UFPI fomenta interesse pela pesquisa

Seminário de Iniciação Científica da UFPI fomenta interesse pela pesquisa

No período de 20 a 22 de novembro de 2013, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza o XXII Seminário de Iniciação Científica (SIC). O evento tem como objetivo divulgar e avaliar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos discentes que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e da Iniciação Científica Voluntária (ICV) em 2012-2013.

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), por meio da Coordenadoria de Pesquisa (CPES), o Seminário é uma ferramenta de estímulo à pesquisa acadêmica, que na sua 22ª edição contará com a apresentação de 725 trabalhos. Desse total, 396 são do PIBIC e 329 da ICV subdivididos nas três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida (350), Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes (208) e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (167).

O professor Dr. Pedro Vilarinho, pró-reitor da PROPESQ, fala da importância do apoio da UFPI para realização do evento: "O Seminário de Iniciação Cientifica é um dos maiores eventos anuais da universidade, direcionado especificamente a iniciação cientifica. A pesquisa e a iniciação científica são fundamentais na formação dos novos pesquisadores que irão trabalhar em diversas áreas no Piauí, ou em outros estados".

Prof. Dr. Pedro Vilarinho, Pró-Reitor de Pesquisa (PROPESQ/UFPI)

A coordenadora de Pesquisa da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jaíra Maria Alcobaça destaca que é essencial para iniciação científica esse momento da avaliação e divulgação das pesquisas realizadas pelos alunos. "Os alunos que participam dos programas e conseguem ter um desenvolvimento melhor poderão ter suas pesquisas publicadas em revistas científicas. O momento da divulgação das pesquisas é necessário, pois o programa de iniciação científica não é composto somente pela instituição, não é um programa endógeno, ele precisa ser avaliado por outros pesquisadores", conclui.

Por meio dos programas de iniciação científica, os alunos de graduação adquirem experiência para a pós-graduação. "Geralmente, os alunos que passam pela iniciação científica têm uma maior facilidade em desenvolver suas pesquisas. Sendo uma experiência benéfica tanto para o próprio aluno como para a sociedade, que vai receber um profissional mais capacitado", explica Jaíra Alcobaça.

Com uma carreira acadêmica voltada para o ensino e a pesquisa, a vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, destaca que a iniciação científica e a 22ª edição do Seminário de Iniciação Cientifica são motivos de comemoração para a universidade. "É um momento em que a UFPI torna público, não só para a comunidade universitária, mas para a sociedade de maneira geral, o que a instituição está produzindo de conhecimento. O PIBIC permite a descoberta de talentos nas ciências. Os trabalhos são produzidos pelos alunos sob a orientação de seus professores, e, na maioria das vezes, essas pesquisas terão continuidade em um mestrado e/ou doutorado", declara a vice-reitora.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
O PIBIC visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa.

Iniciação Científica Voluntária (ICV)
O ICV é destinado a proporcionar oportunidade de iniciação científica institucionalizada a acadêmicos. O Programa não proporciona remuneração, o que libera o estudante da dedicação exclusiva e em tempo integral; mas exige compromisso e dedicação com a produção científica.

Estímulo a pesquisas na UFPI
Ao longo dos 22 anos de realização dos Seminários, os programas de iniciação científica adquiriram identidade, eficácia e inúmeras conquistas, como a ampliação no número de bolsas, de grupos de pesquisa e da participação dos alunos especialmente na Iniciação Científica Voluntária.

Confira a programação do evento.