Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > Conferência marca abertura do XXII Seminário de Iniciação Científica

Conferência marca abertura do XXII Seminário de Iniciação Científica

A solenidade de abertura do XXII Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Piauí aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFPI. Compareceram ao evento alunos de iniciação científica, professores-pesquisadores, diretores dos câmpus do interior, representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e convidados.

Mesa de honra do XXII SIC/UFPI (da esquerda para direita): Prof. Dr. Lindemberg Sarmento, Prof.ª Dr.ª Jaíra Alcobaça (CPES), Prof. Dr. Pedro Vilarinho (PROPESQ), Prof. Dr. Helder Cunha (PRPG), Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes, Prof.ª Dr.ª Anita Aline

Após apresentação cultural do Quinteto da Orquestra Sinfônica da UFPI, sob a regência do maestro e professor Samuel Fagundes, foi composta a mesa de honra do evento. O Prof. Dr. Helder Cunha, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Reitor em exercício, saudou os participantes e ressaltou a importância da pesquisa acadêmica: "A iniciação científica é fundamental para que tenhamos bons alunos na pós-graduação".

Apresentação cultural do Quinteto da Orquestra Sinfônica da UFPI

Pró-Reitor de Pesquisa (PROPESQ), Prof. Dr. Pedro Vilarinho

Prof. Dr. Helder Cunha, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Reitor em exercício

Convidado de honra do Seminário, o Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), ministrou a conferência de abertura intitulada "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: muitas vantagens poucos riscos". Durante sua apresentação, o conferencista afirmou que o programa de Iniciação Científica é fundamental para a universidade por ser uma ferramenta capaz de transformar o aluno, por meio de sua formação, em um agente ativo. "A Iniciação Científica capacita o aluno para uma análise mais crítica, desenvolvendo habilidades intelectuais; além de possibilitar autonomia com responsabilidade", destacou.

Prof. Dr. Flávio Fava de Moraes

Flávio Fava destacou a importância do apoio das universidades para a eficiência do Programa de Iniciação Científica. "O Programa tem que existir e a universidade precisa apoiá-lo. A Iniciação Científica não forma apenas cientistas, ela forma intelectos diversificados e versáteis", defendeu. O conferencista ainda ressaltou que os professores devem ser mais receptivos aos alunos que manifestam interesse pela pesquisa e destacou que, entre os quase 6 milhões de universitários, apenas 5% ingressam na iniciação científica.

Em reconhecimento ao trabalho científico, acadêmico e profissional, Flávio Fava de Moraes, graduado em Odontologia pela USP e Pós-Doutor pela Universidade de Michigan (USA), foi homenageado ao tomar posse do título de membro acadêmico honorário da Academia Piauiense de Odontologia (APO). Na ocasião, recebeu o certificado das mãos do Prof. Dr. Plínio Macêdo, do Departamento de Odontologia da UFPI e acadêmico fundador e diretor científico da APO. A medalha de membro acadêmico honorário foi entregue pela Prof.ª Dr.ª Verônica Maria Neiva, presidente da APO.

Dr. Flávio Fava de Moraes recebeu homenagem da Academia Piauiense de Odontologia (APO)

As atividades da manhã tiveram continuidade com a mesa redonda "A importância da Iniciação Científica para o futuro do Brasil na sociedade do conhecimento", coordenada pelo Prof. Dr. Pedro Vilarinho, Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI; com participação das professoras Dr.ª Rosa Ester Rossini (USP) e Dr.ª Anita Aline (UFPE).

Segundo a professora Rosa Ester a Iniciação Científica é um programa de sucesso que abre as portas para o presente e as escancaram para o futuro: "É o programa mais democrático que existe, pois independe da classe social, religiosa, sexo e etnia. Depende apenas da motivação para participar do programa, que é a chave do conhecimento para a pessoa e para o país".

Mesa redonda coordenada pelo Prof. Dr. Pedro Vilarinho (PROPESQ), com participação das professoras Dr.ª Rosa Ester Rossini (USP) e Dr.ª Anita Aline (UFPE)

Dr.ª Anita Aline (UFPE) e Dr.ª Rosa Ester Rossini (USP)

Muitos professores de outras instituições do país prestigiaram o evento, entre eles os professores José Ricardo de Sousa, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Mohamed Saad Lahlou, da Universidade Federal do Ceará (UFC). "O Programa foi fundamental para meu mestrado. É uma inspiração para os alunos que participam", afirmou José Ricardo.

Alunos recebem pôsteres para suas apresentações

Nesta quinta-feira (21), as atividades do XXII prosseguem com exposição de pôsteres e apresentações orais:

EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES - 8h às 11h
Local: Rosa dos Ventos