Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > XXII Seminário de Iniciação Científica encerra com premiação de trabalhos

XXII Seminário de Iniciação Científica encerra com premiação de trabalhos

O encerramento do XXII Seminário de Iniciação Científica (SIC) aconteceu na tarde da última sexta-feira (22) no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), por meio da Coordenadoria de Pesquisa (CPES), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O evento tem como objetivo divulgar e avaliar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos discentes que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e da Iniciação Científica Voluntária (ICV) em 2012-2013. Na solenidade de premiação, estavam presentes representantes da Administração Superior da UFPI, professores, alunos e membros do comitê externo de avaliação dos trabalhos.

A premiação foi dividida nas três grandes áreas: Ciências da Vida; Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Os três primeiros colocados de cada área foram premiados com troféu e cada grupo pesquisador com um computador.

A mesa de honra foi composta pela Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, Vice-reitora e Reitora em exercício; pelo Prof. Dr. Pedro Vilarinho, Pró-reitor de Pesquisa; pela Prof.ª Dr.ª Jaíra Alcobaça, coordenadora geral do evento; pela Prof.ª Dr.ª Rosa Ester Rossini, docente da Universidade de São Paulo (USP) e membro do comitê externo do Seminário; e pela Prof.ª Dr.ª Marcoeli Silva de Moura, representante do Comitê Interno de Avaliação.

Mesa de honra da solenidade de encerramento do XXII Seminário de Iniciação Científica

A coordenadora geral do evento, Prof.ª Dr.ª Jaíra Alcobaça, falou sobre a importância e desenvolvimento do evento. "O Seminário faz com que a comunidade em geral conheça o que está sendo produzido pela universidade por meio da pesquisa nas diversas áreas dos saberes. A premiação é um reconhecimento, um incentivo para o aluno, valorizando seu empenho pela pesquisa desenvolvida", explicou.

Prof.ª Dr.ª Jaíra Alcobaça, coordenadora geral do evento

Para a Vice-reirora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, o evento é um dos mais importantes que a universidade realiza. "Por meio do Seminário de Iniciação Científica, a UFPI ajuda na formação dos graduandos em três fatores: na inserção do aluno na pesquisa, na migração para a pós-graduação e na produção de conhecimento dentro da universidade. Estamos ampliando a articulação entre a graduação e a pós-graduação, contribuindo para o aluno e o seu futuro'', afirmou.

Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

O Prof. Dr. Pedro Vilarinho, Pró-reitor da PROPESQ/UFPI, afirma que os programas de iniciação científica são fundamentais para motivar os alunos de graduação a seguirem para cursos de pós-graduação. "Os programas de iniciação científica ajudam a melhor formação acadêmica do aluno, além de despertar seu interesse pela pós-graduação. E motivar essa continuidade a seguir na pós-graduação é fundamental'', concluiu.

Prof. Dr. Pedro Vilarinho, segundo a esquerda

A 22ª edição do SIC teve 717 trabalhos inscritos, 36 selecionados e nove escolhidos para premiação. Os projetos foram desenvolvidos no período de agosto de 2012 a julho de 2013, por alunos de iniciação científica do PIBIC e de ICV.

Confira os ganhadores e seus respectivos projetos:

Área: Ciências da Vida
1º lugar
Título: Efeitos da quercetina em modelos experimentais de nocicepção; Discente: Laio Santana Passos; Orientador(a): Salete Maria da Rocha Cipriano Brito
2º Lugar
Título: O uso do pedúnculo do caju na dieta de vacas mestiças de girolando em lactação: desempenho, digestibilidade aparente, escore de condição corporal, perfil metabólico e hematológico; Discente: Fabrício Brandão Pereira; Orientador(a): Leilson Rocha Bezerra
3º Lugar
Título: Caracterização morfoagronômica de subamostras de feijão, fava do banco ativo de germoplasma da UFPI; Discente: Acácia Mecejana Diniz Souza; Orientador(a): Ângela Celis de Almeida Lopes

Área: Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes
1º lugar
Título: Indicador de sustentabilidade socioeconômica do assentamento rural Santana Nossa Esperança, em Teresina-PI; Discente: Clarissa Flávia Santos Araújo; Orientador(a): Maria do Socorro Lira Monteiro
2º Lugar