Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > Pedro Vilarinho fala sobre História e Masculinidade no Piauí Oitocentista

Pedro Vilarinho fala sobre História e Masculinidade no Piauí Oitocentista

Na última segunda-feira (02), o Prof. Dr. Pedro Vilarinho falou sobre seu livro "História e Masculinidade no Piauí Oitocentista" no 17ª Seminário Língua Viva, que ocorre junto ao Salão do Livro do Piauí (Salipi). O professor discorreu sobre os aprendizados de meninos na sociedade tradicional, do aspecto familiar, econômico, educacional, relações de casamento e união de famílias, em resumo, tudo o que se liga a sociedade piauiense daquela época.

Prof. Dr. Pedro Vilarinho

Vilarinho citou alguns escritores que trouxe referências para o seu trabalho, como: Higino Cunha, Abdias Neves, Clodoaldo Freitas e outras personalidades. Falou também sobre o começo do seu trabalho: "Comecei o meu trabalho estudando as mulheres, talvez porque eu tenha muito respeito a elas e esse assunto sempre me chamou atenção".

O escritor explicou que começou a trabalhar com o tema masculinidade durante seu doutorado. Vivências pessoais também o motivaram a trabalhar a temática. "Passei por momentos difíceis, perdi o meu pai e meu irmão mais velho, então tive que me reconstituir como referência masculina e dar essa referência aos meus filhos. Trabalhar com gêneros é uma questão muito existencial, queria trabalhar outro tema, mas a masculinidade acabou me chamando atenção por essas questões existenciais", completou Pedro Vilarinho.

Amenália Macêdo

Entre o público presente, estava a professora Amenália Macêdo, que trabalha na Secretaria Estadual da Educação (SEDUC): "Achei a palestra interessante, porque são aspectos da nossa cultura que muitas vezes não debatemos em sala de aula. Depois, dessa palestra do professor Pedro Vilarinho, ficou mais fácil entender o comportamento da sociedade em épocas passadas. Muitas vezes, eu via o machismo como uma coisa dura nos homens achando que aquilo era errado, mas, na realidade, faz parte da figura masculina daquele tempo e para a época não era errado. Temos que olhar os fatos com os olhos da época em que eles aconteceram, porque nos ajuda a entender melhor a história", afirmou.

Público prestigia o 17º Seminário Língua Viva

Sobre a realização do Salipi em um ambiente universitário, Pedro Vilarinho acredita que tem tudo a ver."Sou fã desse espaço de convivência da UFPI [Espaço Rosa dos Ventos]. Como usuário do espaço, acho que é um ganho para a cidade e para a universidade, que está sediando o SALIPI. Melhorou a sensação de segurança e o estacionamento está mais fácil", declarou.