Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > PIBIC e PIBIC - Af: Iniciação Científica facilita ingresso na pós-graduação
Início do conteúdo da página

PIBIC e PIBIC - Af: Iniciação Científica facilita ingresso na pós-graduação

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está com Edital aberto para novos professores pesquisadores para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC - Af). As inscrições acontecem no período de 07 de maio a 31 de julho deste ano e o período do Programa é de 01 de agosto de 2014 a 31 de julho de 2015.

A iniciação científica na UFPI existe desde 1990, sendo que em 1991 foi realizado o 1° Seminário de Iniciação Científica. Uma das conquistas durante esse tempo foi a implantação do PIBIC - Af, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o intuito de dar apoio aos alunos que ingressam na universidade por meio de alguma ação afirmativa.

Prof.ª Jaíra Alcobaça, coordenadora do PIBIC

À frente da coordenação do PIBIC e PIBIC - Af desde 2008, a Prof. ª Drª Jaíra Alcobaça afirma que os discentes que passam pela iniciação científica, em geral, conseguem ingressar na pós-graduação dando continuidade ao trabalho de pesquisa. "Os alunos têm uma trajetória mais proveitosa porque eles já têm tido toda uma experiência na iniciação científica'', completa.

Segundo a professora, a UFPI participa de todos os programas que são vinculados ao CNPq. "Nós temos o PIBIC, PIBIC-AF, PIBID e o PIBIC Ensino Médio, que será lançado provavelmente no próximo mês. Este último é voltado para os alunos dos colégios técnicos de Bom Jesus, Floriano e Teresina. Este ano ainda incluímos a Escola Agrícola Familiar."

Todos os anos, a coordenação do PIBIC envia relatório ao CNPq para o mesmo avaliar a quantidade de bolsas que serão distribuídas em cada instituição, pois o número de bolsas concedidas é variável. Hoje, a universidade tem 200 bolsas concedidas pelo CNPq e 200 bolsas concedidas pela UFPI para o PIBIC. Para o PIBIC - Af são concedidas 30 bolsas também pelo CNPq e UFPI, sendo 15 de cada órgão. Em 2013, o CNPq e a Administração Superior da UFPI concederam duas bolsas cada, tendo um pequeno aumento no número das mesmas.

Mesmo sem o recebimento de bolsas para os programas de pesquisa, o número de alunos e professores que se inscrevem para a iniciação cientifica voluntária também é alto. "Não existe uma diferenciação em termos de currículo para o discente. Ano passado nós tivemos 471 pedidos de bolsas voluntárias. Muitos professores que conseguiram ter seus projetos aprovados no mérito, mas não conseguiram entrar no Programa porque temos uma restrição no número de bolsas, reapresentam seu projeto na iniciação científica voluntaria."

Os alunos escolhidos para o Programa, geralmente, adentram no PIBIC por conta da participação em grupo de pesquisa, em elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC's), em projeto de pesquisa do professor, sendo que algumas propostas já são construídas conjuntamente.

Participar do PIBIC, além de enriquecer o currículo, dá aos estudantes a oportunidade de representar a UFPI na Jornada Nacional de Iniciação Cientifica que ocorre anualmente na reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Os alunos premiados no Seminário de Iniciação Científica da universidade representam a instituição nesse evento.

De acordo com a estudante do 9º período do curso de Geografia, Jéssica Frota, participar do PIBIC é muito importante e vai ajudar em um posterior Mestrado. "Fui escolhida para participar do Programa através de uma seleção feita dentre alguns alunos escolhidos pelos professores. Estou há 3 meses no PIBIC e sempre gostei de trabalhar como pesquisadora. Nele participo da pesquisa em Aptidão Agrícola no norte de Minas", relata a estudante.

O edital anterior para o PIBIC na UFPI teve 638 pedidos de bolsas, com 454 projetos submetidos e 357 qualificados. Por fim, 317 projetos foram selecionados, sendo que dentro desse número, um professor pode ter mais de um projeto, pois cada docente  pode inscrever até  três projetos.

No Edital deste ano, algumas normas foram alteradas, como a avaliação da produção acadêmica do docente. Desta vez, o (a) professor (a) precisa ter uma pontuação mínima de oito pontos para ser classificado para a fase de avaliação do mérito do projeto do plano de trabalho.

Outra mudança é no que diz respeito ao ranking de classificação dos projetos no campus de Teresina. Neste ano, o mesmo vai ser dividido por área de conhecimento, com o objetivo de agregar os professores dentro de um ranking mais específico, pois isso reflete na pontuação dos trabalhos. Sendo assim, os docentes pesquisadores devem escolher uma área de conhecimento baseada na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para que possam ser classificados no Programa.

A professora Jaíra Alcobaça finaliza afirmando que oferecer um programa de iniciação cientifica faz parte da missão de uma universidade. "Uma universidade que não disponibiliza a iniciação cientifica para os seus discentes está cometendo uma falha em termos de sua missão de formação, de recursos humanos, de contribuir para se fazer a ciência, do seu compromisso social no meio em que ela se insere. Se você vai para o ensino hoje, ela complementa a carga curricular de um aluno, então, a pesquisa para graduandos é uma atividade de fundamental importância para a formação deles.''

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

O PIBIC e PIBIC-Af são incentivos à política de Iniciação Científica (IC) desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa por meio da concessão de bolsas IC a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. As instituições são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados e os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, possibilitar o acesso e a integração do estudante à cultura científica e contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional estão dentre os objetivos específicos do Programa.

A bolsa do PIBIC tem duração de doze meses com início no dia 1°de agosto e corresponde ao valor de R$400,00. Para participar o (a) professor (a) precisa ser docente da UFPI com título de doutor e os estudantes devem estar cursando graduação, e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa.

Confira aqui o Edital 2014/2015  do PIBIC e PIBIC - Af com todas as informações.

Confira também o 1º aditamento do Edital PIBIC e PIBIC - Af / Cnpq e UFPI (2014/2015).

Fim do conteúdo da página