Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > XXIII Seminário de Iniciação Científica inicia suas atividades

XXIII Seminário de Iniciação Científica inicia suas atividades

Na manhã desta quarta-feira (19), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a solenidade de abertura do XXIII Seminário de Iniciação Científica, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFPI. Na ocasião, estavam presentes o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, a coordenadora do evento, Prof.ª Dr.ª Jaíra Maria Alcobaça Gomes e também compareceram ao evento alunos de iniciação científica, professores-pesquisadores e membros do comitê externo e interno.

O evento tem como objetivo divulgar e avaliar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos discentes que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e da Iniciação Científica Voluntária (ICV) em 2013-2014. Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), por meio da Coordenadoria de Pesquisa (CPES), o Seminário é uma ferramenta de estímulo à pesquisa acadêmica, que na sua 23ª edição contará com a apresentação de 718 trabalhos. Desse total, 381 são do PIBIC e 337 da ICV subdivididos nas três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida (346), Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes (215) e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (157).

Alunos realizando credenciamento no XXIII Seminário de Iniciação Científica

O professor da Universidade Federal do Ceará, Dr. Paulo de Tarso Cavalcante Freire, ministrou a conferência de abertura intitulada "Física aplicada ao estudo de fósseis". Durante sua apresentação, o conferencista tratou da multidisciplinaridade do trabalho, abordando temas envolvendo física, química, biologia, paleontologia e geologia. "A escolha da temática foi exatamente para envolver diversos temas de pesquisa, aplicado no estudo de um único objeto", declarou o pesquisador.

Sobre a realização da 23ª edição do Seminário de Iniciação Científica, o professor Paulo de Tarso ressaltou que o evento é fundamental para a formação dos estudantes de graduação, "o seminário coroa todos os resultados dos trabalhos que os estudantes desenvolveram, assim como também treina os estudantes na apresentação de trabalhos científicos".

Auditório do CT durante solenidade de abertura

O reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, falou da importância do evento para a instituição, "os Programas de Iniciação Científica (IC) e a realização do seminário são fundamentais, especialmente, para a pesquisa e pós-graduação, porque os pesquisadores são formados a partir da Iniciação Científica. A universidade tem dado apoio aos programas que são imprescindíveis na formação dos futuros pesquisadores da instituição", afirmou o reitor.

A Prof.ª Dr.ª Maria da Glória Carvalho Moura, membro do comitê de ética desde 2006, ministrou a palestra "Ética na Pesquisa da UFPI", na mesa redonda, e destacou que o Seminário de Iniciação Científica é muito importante para os alunos e professores, pois têm a oportunidade de mostrar o resultado de suas pesquisas. "Na Iniciação Científica o projeto é do aluno que em sua maioria ingressam logo na pós-graduação, devido às experiências com a pesquisa já na graduação. O evento mostra que o corpo administrativo da UFPI dar o incentivo aos alunos que realmente fazem parte do processo da pesquisa e se sentem seguros para continuar no caminho da pesquisa acadêmica", ressaltou a palestrante.

O professor Dr. Pedro Vilarinho, pró-reitor de pesquisa (PROPESQ), fala da importância dos Programas de IC e do seminário para o corpo acadêmico da UFPI: "O Seminário de Iniciação Científica é o maior evento de pesquisa da universidade, portanto, é fundamental para a instituição que quer ir buscar qualidade no ensino e na pesquisa. Os Programas de IC formam profissionais bem qualificados para mercado de trabalho e que têm a pretensão de obter uma pós-graduação pujante. A pesquisa e a Iniciação Científica são fundamentais na formação dos novos pesquisadores que irão trabalhar em diversas áreas no Piauí, ou em outros estados", afirmou o pró-reitor.

Pró-reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, durante sua fala na cerimônia de abertura

A coordenadora de pesquisa da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jaíra Maria Alcobaça destaca que é essencial para a iniciação científica esse momento da avaliação e divulgação das pesquisas realizadas pelos alunos. "Nessa trajetória de 23 anos de realização do Seminário nós observamos que a Iniciação Científica é um instrumento de formação básica e de consolidação da formação do discente e ao mesmo tempo permite que o docente, o professor pesquisador, também avance nas suas pesquisas. O Seminário de Iniciação Científica objetiva fazer uma avaliação dos programas de IC e traz benefícios aos alunos que passam pela experiência da pesquisa na universidade", declarou a coordenadora.

A coordenadora de Pesquisa da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jaíra Maria Alcobaça

Durante a tarde desta quarta-feira (19), as atividades do XXIII Seminário de Iniciação Científica prosseguem com minicursos:

14h00 às 18h00 - MINICURSOS

Minicurso 1: Estatística: Áreas de atuação, e introdução a técnicas básicas utilizando ferramentas computacionais (Ciências Exatas, da Terra e Engenharias)
Local: Auditório da Farmácia
Coordenador: Prof. Dr. José Pimentel de Lima (UFPI)
Ministrante: Prof. Dr. Fernando Ferraz do Nascimento(UFPI)

Minicurso 2: Escrita e pesquisa na universidade: aportes teóricos/aportes metodológico (Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes)
Local: Auditório do CCE
Coordenadores: Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento (UFPI)
Ministrante: Profa. Dra. Maria da Glória Soares Barbosa Lima (UFPI)

Minicurso 3: Como elaborar e submeter artigos científicos (Ciências da Vida)