Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > Conferência de abertura do XXIII Seminário de Iniciação Científica

Conferência de abertura do XXIII Seminário de Iniciação Científica

Com o tema "Física aplicada ao estudo de fósseis", a conferência de abertura do XXIII Seminário de Iniciação Científica será ministrada pelo Prof. Dr. Paulo de Tarso Cavalcante Freire. O evento acontecerá no dia 19 de novembro, às 9h30, no auditório do Centro de Tecnologia (CT).

Prof. Dr. Paulo de Tarso Cavalcante Freire

Possui Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (1987), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (1991) e Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Ocupou a Chefia do Departamento de Física (2000-2003), a Direção do Centro de Ciências (2003-2007) e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Física (2007-2011) da UFC. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará, tendo ministrado diversas disciplinas da graduação e da pós-graduação, além de ter orientado 15 mestrandos e 15 doutorandos. Seu principal tema de pesquisa é a aplicação da espectroscopia Raman ao estudo de materiais submetidos a condições extremas de pressão e de temperatura. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalhos em parceria com pesquisadores da Dinamarca, Espanha, França e Polônia, além de manter colaboração com profissionais de diversas universidades brasileiras. Publicou 150 artigos em revistas indexadas, possui 1620 citações no Web of Science e índice H = 24.

Confira a programação do evento.