Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > Excelência em pesquisa cresce na UFPI

Excelência em pesquisa cresce na UFPI

Os professores doutores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Ademir Sérgio Ferreira de Araújo (Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Bioquímica do Solo), Claudete Ferreira de Souza Monteiro (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica), Cleânio da Luz Lima (Programa de Pós-Graduação em Física da Matéria Condesada), Eduardo Costa Girão (Programa de Pós-Graduação em Física da Matéria Condensada), Fernanda Regina de Castro Almeida (Programa de Pós-Graduação em Farmacologia Geral), Francisco Alcides do Nascimento (Programa de Pós-Graduação em História do Brasil), José Milton Elias de Matos (Programa de Pós-Graduação em Polímeros e Aplicações), Rita de Cássia Menezes Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Farmacologia Geral) e Solange Maria Teixeira (Programa de Pós-Graduação em Fundamentos do Serviço Social), foram contemplados nesta semana com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Já os professores doutores Amilton Paulo Raposo Costa (Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia da Reprodução Animal), Carla Verônica Rodarte de Moura (Programa de Pós-Graduação em Cinética Química e Catálise), João Xavier da Cruz Neto (Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada), Maria Conceição Soares Meneses Lage (Programa de Pós-Graduação em Arqueologia Pré-Histórica) e Welter Cantanhêde da Silva (Programa de Pós-Graduação em Química Inorgânica) tiveram suas bolsas renovadas.

A bolsa contempla doutores com um crescente histórico em pesquisa e é concedida para pesquisadores de todas as áreas com o objetivo de distinguir seus trabalhos e valorizar suas produções. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

Com este resultado, a UFPI passa a ter 40 docentes com bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPq. "A nossa intenção é aumentar o número de docentes com bolsa de Produtividade em Pesquisa, para demonstrar maior maturidade de nossos pesquisadores. Maturidade no sentido de trabalhos com maior qualidade, inserção na ciência brasileira e internacional. É também preciso salientar que os nossos professores devem ficar atentos aos editais das demais agências de fomento à pesquisa, e então captar recursos externos a nossa Universidade", destacou o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof° Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco.

Aos Professores que tiveram o projeto aprovado por mérito no CNPq, mas que não conseguiram a captação de recursos, a Universidade dispõe de um programa que oferece dez bolsas de fomento à pesquisa. O propósito é estimular o desempenho do docente e propor que no ano seguinte ele concorra ao CNPq, e, consecutivamente, atraia recursos para as pesquisas que são desenvolvidas na Instituição.