Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > Excelência em pesquisa cresce na UFPI
Início do conteúdo da página

Excelência em pesquisa cresce na UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Os professores doutores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Ademir Sérgio Ferreira de Araújo (Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Bioquímica do Solo), Claudete Ferreira de Souza Monteiro (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica), Cleânio da Luz Lima (Programa de Pós-Graduação em Física da Matéria Condesada), Eduardo Costa Girão (Programa de Pós-Graduação em Física da Matéria Condensada), Fernanda Regina de Castro Almeida (Programa de Pós-Graduação em Farmacologia Geral), Francisco Alcides do Nascimento (Programa de Pós-Graduação em História do Brasil), José Milton Elias de Matos (Programa de Pós-Graduação em Polímeros e Aplicações), Rita de Cássia Menezes Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Farmacologia Geral) e Solange Maria Teixeira (Programa de Pós-Graduação em Fundamentos do Serviço Social), foram contemplados nesta semana com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Já os professores doutores Amilton Paulo Raposo Costa (Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia da Reprodução Animal), Carla Verônica Rodarte de Moura (Programa de Pós-Graduação em Cinética Química e Catálise), João Xavier da Cruz Neto (Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada), Maria Conceição Soares Meneses Lage (Programa de Pós-Graduação em Arqueologia Pré-Histórica) e Welter Cantanhêde da Silva (Programa de Pós-Graduação em Química Inorgânica) tiveram suas bolsas renovadas.

A bolsa contempla doutores com um crescente histórico em pesquisa e é concedida para pesquisadores de todas as áreas com o objetivo de distinguir seus trabalhos e valorizar suas produções. Entre os critérios para a concessão estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a efetiva contribuição para a área de pesquisa.

Com este resultado, a UFPI passa a ter 40 docentes com bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPq. "A nossa intenção é aumentar o número de docentes com bolsa de Produtividade em Pesquisa, para demonstrar maior maturidade de nossos pesquisadores. Maturidade no sentido de trabalhos com maior qualidade, inserção na ciência brasileira e internacional. É também preciso salientar que os nossos professores devem ficar atentos aos editais das demais agências de fomento à pesquisa, e então captar recursos externos a nossa Universidade", destacou o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof° Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco.

Aos Professores que tiveram o projeto aprovado por mérito no CNPq, mas que não conseguiram a captação de recursos, a Universidade dispõe de um programa que oferece dez bolsas de fomento à pesquisa. O propósito é estimular o desempenho do docente e propor que no ano seguinte ele concorra ao CNPq, e, consecutivamente, atraia recursos para as pesquisas que são desenvolvidas na Instituição.

Fim do conteúdo da página