Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > CONCEA outorga credenciamento provisório para a utilização de animais na UFPI

CONCEA outorga credenciamento provisório para a utilização de animais na UFPI

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) concedeu, nesta segunda-feira (27), à Universidade Federal do Piauí (UFPI) o credenciamento provisório para a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica. A regulamentação determina, ainda, que todas as aulas práticas tenham o acompanhamento do Comitê de Ética e Experimentação Animal da Universidade.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, todos os pesquisadores que trabalham com animais em atividades de ensino e pesquisa terão agora apenas as restrições éticas regulamentadas pelo CONCEA. “Hoje, não temos nenhum impedimento institucional do Conselho proibindo a UFPI de trabalhar com animais. Isso é extremamente importante para nossa Instituição”, afirmou.

De acordo com o Pró-Reitor, desde 2014, a UFPI vinha empreendendo esforços com o objetivo de atender às exigências do CONCEA para o credenciamento. As medidas tomadas foram: o bom funcionamento do Comitê de Ética e Experimentação Animal; a nomeação de dois professores para responder pelos cargos de Coordenador Geral e Setorial do Biotério, já nomeados e em efetivo exercício; a contratação de dois veterinários, concursados, nomeados e em efetivo exercício para exercer a função como responsáveis técnicos dos biotérios; a transferência dos biotérios existentes na UFPI para responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ).

As medidas já foram aprovadas pelo Conselho de Administração da UFPI (CAD) e com o credenciamento, as atividades de ensino e pesquisa científica da Instituição voltam à normalidade.