Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > JUFPI 2018: relação dos jogos nas modalidades futsal e vôlei de praia
Início do conteúdo da página

Experiência de projeto de extensão da UFPI é relatada em revista nacional

Imprimir
Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 16h38

A Profa. Dra. Maria Vilani Soares, docente do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/UFPI), teve artigo que relata uma experiência do Projeto de Extensão "Laboratório de Produção Textual", intitulado "Saúde na Escola: Posso ajudar?", coordenado por ela, publicado em revista de circulação nacional, a "Educação Pública".

A atividade "Saúde na escola: posso ajudar", realizada nos dias 04 e 05 de julho de 2015, no Campus Ministro Reis Velloso, da UFPI em Parnaíba, foi a atividade que marcou o primeiro ciclo de palestras desenvolvido no Laboratório. Outras já aconteceram como "A escola de Hoje: como saber lidar com crianças com dislexia nas escolas?"

A docente explica que o trabalho realizado pelo projeto tem como público-alvo profissionais da Educação, acadêmicos de todas os níveis de ensino e famílias. E que nesta experiência, partiram da premissa de Novaes (2013) a despeito de que educar para a saúde seja, também, uma responsabilidade da escola.

“Acredito que não podemos nos colocar à margem dos problemas que envolvem a multiplicidade da questão social que ocorre no dia a dia de nossas escolas como drogadição; doenças sexualmente transmissíveis, uso abusivo de álcool, gravidez na adolescência, agressividade e problemas emocionais que tanto interferem na aprendizagem. Precisamos promover mais debates, e compartilhar de forma mais efetiva dos saberes produzidos nesta Academia em diálogo constante com a comunidade interna e externa”, afirma.

Projeto de Extensão "Laboratório de Produção Textual"

O LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL (PREX/UFPI), experiência uma atividade multidisciplinar, com o tema “Saúde na Escola”, envolvendo profissionais da saúde e da educação, comunidade Ufpiana, comunidade externa e famílias. Com o curso intitulado SAÚDE NA ESCOLA: POSSO AJUDAR?, propõe-se um conjunto de reflexões capazes de estimular e enriquecer o trabalho educativo dos profissionais de saúde e dos que fazem a educação no Piauí, dando início a uma mobilização temática prioritária de saúde, que precisa ser trabalhada ao longo do ano letivo nas escolas, visando à promoção e prevenção de agravos à saúde, associadas a um desempenho mais significativo no contexto escolar. O Curso é composto de palestras contínuas que ocorrem simultaneamente, cada uma abordando temáticas relacionadas à Saúde na escola e proferidas por profissionais credenciados no assunto.

Confira o artigo publicado, acessando aqui

A Revista Educação Básica é uma publicação da Diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ – Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.

Confira fotos de atividades do projeto:

Dra. Keyla CCS palestra de abertura20180914163645

Dra Juliana Melo CMRV20180914163402

Dra. Liene Marta Psicologa CMRV20180914163525

Fim do conteúdo da página