Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Tela Sociológica exibirá filme "Cléo de 5 às 7"
Início do conteúdo da página

Tela Sociológica exibirá filme "Cléo de 5 às 7"

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), divulga a sessão do projeto Tela Sociológica, que exibirá o filme de 1962, Cléo de 5 às 7, no dia 23 de outubro, às 17h, na Sala de Vídeo II (CCHL/UFPI).

cleo from 5 to 7 film page20181018083020

Sobre o filme

Um vigoroso trabalho cinematográfico da diretora Agnès Varda. A narrativa fílmica acompanha as duas movimentadas horas da vida de uma mulher na sua angustiante espera pelo resultado de um exame médico que pode confirmar a presença de um câncer no seu corpo. Desassossego existencial que afeta as emoções de qualquer pessoa que passe por similar situação. No intervalo de 120 minutos, Cléo circula pelas belas paisagens parisienses e observa cenas do cotidiano protagonizadas pelas pessoas que transitam pelas ruas da prestigiada capital francesa. Estamos no “Outubro Rosa”, mês que dá visibilidade ao câncer de mama. O drama pessoal vivido por Cléo representa os medos de todos os que vivem em uma sociedade de risco e temem descobrir serem possuidores de uma doença carregada de incertezas quanto à eficácia curativa dos procedimentos terapêuticos prescritos. Cléo das 5 as 7 é um filme que aborda, com elegância e delicadeza, a experiência de um ser humano angustiado com a possível aproximação da morte. Imagens cinematográficas captam a eternidade contida em um curta temporalidade cronológica. Cléo é a subjetividade feminina captada pelas lentes artísticas de uma cineasta que extrai beleza dos agoniados momentos vividos pela personagem principal da sua pintura telânica.

Sobre o projeto Tela Sociológica

Comandado há 17 anos, sem interrupções, pelo professor do Departamento de Ciências Sociais, Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior, o projeto Tela Sociológica tem o objetivo de exibir filmes que cruzem olhares científicos, filosóficos e artísticos, para assim exercitar saberes abertos, rompendo barreiras disciplinares.

O Tela Sociológica funciona sempre na Sala de Vídeo II, localizada no CCHL - Campus Ministro Petrônio Portella. 

Fim do conteúdo da página