Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do curso de Design, Moda e Estilismo da UFPI recebem prêmio pela coleção Outsider

Estudantes do curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) acabam de ser premiados pela Coleção Outsider do Museu A Casa, instituição que valoriza e promove produções artesanais e o design brasileiro, em Pinheiros (SP).

A equipe formada pelos estudantes Talmo Vaz, Fran Viana, Sanmyria Araújo, Cibele Carvalho, Beatriz Carvalho e Breno Silva, apresentou uma coleção intitulada como "Outsider: Torquato Neto e moda como resistência", com oito criações desenvolvidas coletivamente, porém exaltando as habilidades de cada aluno. Inspirada no artesanato local, com parceria dos artesãos do polo cerâmico do bairro Poti Velho, da Associação de Bordadeiras de Teresina (ACCBT) e artesãs oriundas de outras regiões da cidade. Homenageando o trabalho marcante de Torquato Neto enquanto vanguardista instigante, cheio de inquietações e que possuía uma personalidade fragmentada, refletida em seus poemas e composições, a Outsider faz um paralelo entre a poesia manifesto e a moda cíclica como resistência.

A autêntica personalidade do poeta foi representada na coleção por meio dos recortes, trazendo modelagens versáteis com zíperes localizados que desabrocham em outras peças. Elas passeiam de looks mais estruturados e ajustados a looks mais fluidos, fazendo menção à necessidade de repensar o engessamento que a moda linear promove na cadeia produtiva e no consumo desenfreado. As modelagens foram desenvolvidas no intuito de utilizar ao máximo o tecido, minimizando os resíduos.

Para o estudante de Moda, Talmo Vaz, esse prêmio é uma grande conquista não apenas para a aquipe, mas também para o curso. “Serviu como incentivo, agregou valor ao curso de Moda e mostrou aos alunos que nós somos capazes”, conta.

Para a orientadora do projeto, Profa. Ma. Caroline Barbosa, o prêmio é um reconhecimento do trabalho realizado entre professores e alunos. "É uma satisfação muito grande para os profesores envolvidos, pois nós vemos que é possível executar aquilo que estudamos em sala de aula. Receber um prêmio desses incentiva outros alunos a batalharem por esse reconhecimento, e isso volta para nós, professores, como forma de motivação", diz.

Confira as fotos da coleção:

WhatsApp Image 2018-11-07 at 08.59.29 (2).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-07 at 08.59.29 (1).jpeg