Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia VI SIMPARFOR e II Seminário Formação e Prática Docente

UFPI sedia VI SIMPARFOR e II Seminário Formação e Prática Docente

simparfor20181108150739

Mesa de honra SIMPARFOR e Seminário Formação e Prática Docente

Ocorreu nesta manhã, 08 de novembro de 2018, a abertura da VI edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR) e do II Seminário Formação e Prática Docente: Conhecimentos e Mediação Pedagógica.

simparfor220181108151241

O evento, que conta com quatro etapas que foram realizadas nas cidade de Picos, Floriano e Parnaíba e estará sendo realizado nos dias 08 e 09 de novembro em Teresina, tem como objetivo oportunizar espaços de reflexão sobre as metodologias ativas na prática docente; analisar os desafios do processo de ensino aprendizagem mediado por estratégias inovadoras da Educação Básica e Superior e compartilhar experiências pedagógicas inovadoras, no âmbito da Educação Básica e do Ensino Superior.

simparfor reitor20181108151629

Reitor da Universidade Federal do Piauí durante solenidade de abertura do evento

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, deu as boas vindas aos professores e alunos de graduação e pós-graduação e falou sobre a importância do evento, afirmando que o espaço deve ser utilizado também para a discussão da conjuntura atual, no que diz respeito a nova conjuntura e mudanças que poderão acontecer. “A UFPI está efervescendo nesses dias com a participação de toda a comunidade acadêmica nesses diversos eventos importantíssimos que estão acontecendo. Os realizados ontem contribuíram para a divulgação da pesquisa e das ações de extensão da universidade e também para complementar a formação dos novos futuros pesquisadores extensionistas. E os de hoje, que estão trazendo os estudantes e professores do PARFOR, que são professores da rede pública e também os nossos professores que participam desses dois eventos, que complementam a formação, muito oportuno para o momento em que vivemos”, diz o Reitor.

O evento conta com a participação do Prof. Dr. Marcos Tarciso Masetto, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), que ministrou a conferência de abertura intitulada: Desafios de Inovar no Ensino Superior.

Prof Gloria Ferro20181108155907

Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, Professora Glória Ferro

“O SIMPARFOR tem esse objetivo de socializar as experiências curriculares com as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do semestre letivo”, explica a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, Professora Glória Ferro. A professora destaca ainda sobre o desejo, através dos dois seminários realizados, de encontrar a melhor direção para a consolidação da prática interdisciplinar no ensino superior na educação base; e que o propósito é também fomentar aos alunos vinculados no PARFOR o espírito investigativo.