Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Prof. Samuel Nascimento lança livro sobre impactos do Fies e Prouni na educação superior
Início do conteúdo da página

Premiação de trabalhos marca encerramento do XXVII SIC, V SDTI e VIII SEMEX

Imprimir
Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 15h05

mesa .jpg

 

Ocorreu na sexta-feira (09), no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFPI, a solenidade de encerramento do XXVII Seminário de Iniciação Científica (SIC), do X Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI), do VIII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) e ainda a V Mostra de Comunidades. Os seminários tiveram início na terça-feira (06) e marcaram a semana com mesas-redondas, oficinas de extensão e apresentações de trabalhos orais e pôsteres, e se encerraram com premiações dos melhores trabalhos apresentados. 

plateia.jpg

 

Pela primeira vez, os eventos foram realizados ao mesmo tempo e também passaram a ser descentralizados, com atividades em Teresina e nos campi do interior. As novidades foram destacadas na fala do Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes ao público.

 

reitor editada.jpg

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

“Essa é a primeira vez que nós estamos realizando o SIC e o SEMEX juntos, e também é a primeira vez que estamos realizando esses eventos de forma descentralizada. Juntamos diversos eventos no mesmo período e descentralizamos nos campi; essa experiência foi pensada pela professora Nadir (Vice-Reitora) por conta da crise [...] então nós optamos por experimentar esse novo modelo e segundo as avaliações informais, foram um sucesso! Mas vamos fazer ainda uma avaliação formal para decidir que modelo vamos adotar no próximo ano”.

Estiveram presentes ao evento aa Vice-Reitora Profª. Drª. Nadir Nogueira; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Cleania de Sales; os coordenadores do SEMEX, Prof. Dr. Marcos Lira; e do SIC e SDTI, Prof. Dr. João Batista Lopes, a representante do Comitê Externo, Profa. Dra. Honoris Causa Rosa Ester Rossini, além de coordenadores de cursos, professores orientadores, servidores técnicos e estudantes.

No total, mais de 50 trabalhos foram premiados em diversas áreas do conhecimento nas modalidades comunicação oral e pôsteres. As inscrições de trabalho chegaram a 1.089 no SIC; 305, no SEMEX; e 49 no SDTI. Houve entrega de placas e certificados aos vencedores.

joao batista.jpg

Prof. Dr. João Batista Lopes, coordenador SIC e SDTI

O Prof. Dr. João Batista Lopes, coordenador geral do SIC e SDTI, demonstrou entusiasmo com os resultados obtidos.“ Nossa universidade está no caminho certo com relação à pesquisa e à iniciação cientifica. Eu gosto muito de ressaltar, é um programa que desperta no aluno a vocação pela pesquisa e não podemos fazer uma universidade sem ter uma base de pesquisa para levar para sala de aula e para estender para a comunidade através do serviço de extensão“.

 

marcos lira.jpg

Prof. Dr. Marcos Lira, coordenador SEMEX

 

O Prof. Dr. Marcos Lira se mostrou também satisfeito com os índices de trabalhos inscritos em relação ao último ano e comentou como isso pode ser benéfico. “Me surpreendeu a quantidade de trabalhos dos campus fora de sede. Bom Jesus, por exemplo, teve um quantitativo de quase 120 trabalhos e isso superou as expectativas que nós tínhamos. Ano passado, nós tínhamos 270 trabalhos. Batemos o recorde esse ano e o objetivo foi atingido na medida em que esses trabalhos conseguiram atender aquilo que preconiza a extensão, que é a relação de indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e, sobretudo, a relação da Universidade com a comunidade. “

  

cleania.jpg

Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Profa. Dra. Cleania Sales

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Profa. Dra. Cleania Sales, ressaltou que a discussão do fazer extensionista colabora para fortalecer esse tipo de atividade na UFPI. "Conseguimos acima de tudo destacar os projetos de extensão apresentados na UFPI que têm uma relevância social muito grande para a comunidade interna e principalmente para comunidade externa".

 

Confira entrevistas dos premiados na nossa reportagem em vídeo:

 

WhatsApp Image 2018-11-12 at 19.14.58.jpeg

 

Confira no Facebook da UFPI o álbum com todas as fotos do evento.

Fim do conteúdo da página