Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudante de Medicina Veterinária da Pensilvânia participa do Projeto Zika Zoo da UFPI

foto materia 120181114153159

Emily Dunay, estudante de Medicina Veterinária pela Universidade da Pensilvânia, EUA

O Projeto Zika Zoo consegue reunir pesquisa, extensão, importância dos animais silvestres, natureza e sua preservação, intercâmbios de ensinamentos e de outras culturas. Emily Dunay estudante de Medicina Veterinária, da Universidade de Pensilvânia, veio ao Brasil por um intercâmbio, para conhecer pesquisas realizadas no Brasil, rotina do zoológico de São Paulo e programas de preservação de animais silvestres e também a sua diversidade. Na última semana da sua peregrinação entre estados do país, acompanhou sob orientação da Dra. Lilian Catenacci, o Projeto Zika Zoo em todas suas etapas na Universidade Federal do Piauí – Campus Professora Cinobelina Elvas. Desde a captura de culicídeos hematófagos, identificação dos mosquitos, rotina do laboratório para extração de RNA e o programa de levar informações aos trabalhadores e visitantes dos zoológicos ou centros de preservação, até mesmo a população local onde o projeto foi realizado.

4126433b 1db0 42a0 bdeb eeb21d39bd2b20181114153723

Alunos que fazem parte da turma do curso de Identificação de Culicídeos e Anofelinos, após a captura de mosquitos na Fazenda Alvorada do CPCE

Tudo isso que aconteceu explicita a definição do One Health no Projeto ZikaZoo, onde consegue abordar a saúde humana, animal e da natureza; além do mais a interação entre diferentes culturas, como o caso da Emily onde andou em São Paulo, centro mais urbanizado do Brasil e também ao interior do Nordeste. Conhecendo as facetas de um país diversificado, tanto na sua população quanto nos seus biomas e fauna.

Houve uma troca de conhecimentos por meio de palestras, feitas por Emily na Universidade Federal do Piauí - CPCE; relatando sua experiência como estudante de Medicina Veterinária nos EUA e também sobre um trabalho publicado pela mesma sobre Macacos do Velho Mundo, e o impacto das doenças passadas por humanos a espécies que decrescem com o tempo. Explicando como encaixa o One Health na identificação de doenças passadas dos humanos a animais silvestres e como isso afeta o desequilíbrio das espécies.

a735d9bc d3eb 4e8c 8829 dc3fcbd4328e20181114154337

Profa. Dra. Lilian Catenacci ensinando aos alunos a coleta de mosquitos nas árvores

A experiência para nós, estudantes e participantes do projeto, de conhecer e interagir com a Emily Dunay, é saber a importância de aprender outra língua e exercitar quem já possui uma noção, sobre correr atrás de estágios e oportunidades, estudar e trabalhar na área, publicando pesquisas e trabalhos, abrindo portas para intercâmbios e novas conexões na graduação.