Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Prof. Geraldo Filho lança livro “Socialização – Fronteira entre a Sociedade e a Neurociência”

apa livro.jpg

O Prof. Dr Geraldo Pedro da Costa Filho, do Departamento de Ciências Sociais e Educação, do Campus Ministro Reis Velloso da UFPI, em Parnaíba, lançou este mês de novembro o livro “Socialização – Fronteira entre a Sociedade e a Neurociência: uma longa trajetória interdisciplinar”. O livro está disponível aos leitores em formato físico e ebook.

Lançada pela editora CRV, a obra apresenta como tema a procura por superar o abismo entre as ciências sociais e outras ciências, como a biologia evolutiva, a sociobiologia e a neurociência, que foi aberto por Émile Durkheim, ao afirmar que os fatos sociais só poderiam ser explicados por outros fatos sociais, desconsiderando assim variáveis de natureza diversa, como as biológicas ou as predisposições individuais.

Sobre o autor

Geraldo Pedro da Costa Filho é natural de Parnaíba - Piauí, é bacharel, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Desde 1992, é professor da Universidade Federal do Piauí, atuando em sociologia das organizações nos cursos de Administração e Ciências Contábeis; e com sociobiologia e neurociencia nos cursos Biologia e Educação. Em 2005, lançou “Introdução às Sociedades Abertas”, além de artigos científicos em periódicos "qualis" A e B1. Colabora com artigos de internet, em que aborda temas sociobiológicos, antropológicos e políticos.