Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aluna da UFPI conquista prêmio Herbalife Nutrition na categoria Ciência e Tecnologia de Alimentos
Início do conteúdo da página

Alunas do curso de Enfermagem revitalizam horta comunitária na UBS Nova Brasília

Imprimir
Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 18h00

Na última sexta-feira, dia 30 de novembro de 2018, foi realizada a reinauguração da horta comunitária da Unidade Básica de Saúde Dr. Evaldo Pereira, localizada no bairro Nova Brasília. O projeto de revitalização foi uma iniciativa das alunas do 8º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, em parceria com as equipes da referida UBS e da comunidade.

UBS NB 120181205175006

Reinauguração da horta comunitária da Unidade Básica de Saúde Dr. Evaldo Pereira

As plantas medicinais e fitoterapia popular fazem parte das chamadas Práticas Integrativas e Complementares, que, de tão importantes, são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde para que seus Estados membros elaborem políticas nacionais voltadas à integração/inserção em seus sistemas oficiais de saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS).

A maioria dos medicamentos atualmente disponíveis é ou foi originada a partir de estudos baseados na cultura popular sobre plantas medicinais e, nesse sentido, o Brasil possui ampla diversidade de plantas medicinais amplamente utilizadas pela população, na forma de infusões, elixires, tintura, cremes, pomadas, géis, etc.

horta comunitaria NB 220181205175358

Horta possui diversas espécies de plantas medicinais 

A UBS Nova Brasília já possuía uma horta contendo espécies de boldo, citronela, insulina, capim-santo, aloe vera, hortelã, etc. cujas plantas já vinham sendo utilizadas sistematicamente pela comunidade e pelas equipes com resultados satisfatórios e melhora do bem-estar.

Com a revitalização, a horta foi reorganizada, com a construção de novos canteiros e a plantação de outras espécies. Ainda, paletes de madeira envernizados e placas de identificação feitas em cerâmica conferem um belo visual ao projeto.

horta comunitaria NB 320181205175710

Novos canteiros e paletes de madeira fazem parte do projeto

“Por meio da horta, podemos oferecer métodos naturais de tratamento para diversos sintomas, com segurança, eficácia e qualidade comprovadas por pesquisas científicas e recomendados pela OMS e Ministério da Saúde”, explica Marina de Meneses, uma das alunas responsáveis pelo projeto.

A docente do Departamento de Enfermagem da UFPI, Dra. Olívia Dias, enalteceu o trabalho das alunas e espera que a horta seja mantida pela comunidade. “Eu achei muito interessante porque eu sabia que era muito trabalho, eu avisei que era muito trabalhoso. E mesmo assim as alunas tiveram a coragem, a garra, de enfrentar e fazer com todo o carinho e espero que a comunidade continue o trabalho delas, o que é um grande desafio”.

A Gerente de Trabalho e Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Smithiane Barros, elogiou a iniciativa. “Esse projeto foi muito interessante porque foi uma ação conjunta, envolvendo não só a Universidade Federal do Piauí, mas também os profissionais da Unidade Nova Brasília junto à comunidade. Isso ajuda tanto na estruturação quanto na continuidade do projeto”.

Estiveram presentes na reinauguração da horta a Gerente das Ações Estratégicas da FMS, Adriana Sávia, gerente de trabalho e saúde da FMS, Smithany Barros, as professoras da UFPI Olívia Dias e Andreia Valle, os profissionais da UBS e a comunidade. Durante a solenidade foi servido um lanche com diversos chás feitos com as próprias plantas da horta e distribuídos folders sobre plantas medicinais e suas principais indicações.

Mais informações sobre o projeto aqui

Caderno de receitas fitoterápicas

Fim do conteúdo da página