Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I “Encontro de Educação Inclusiva: desafios na formação e prática docente” é realizado no Campus SHNB/Picos

IMG 20181203 WA004120181210102058

Entre os dias 03 e 04 de dezembro, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, foi realizado o I "Encontro de Educação Inclusiva no Ensino Superior: desafios na formação e prática docente". O encontro é resultado do trabalho desenvolvido pela professora Isabel Cristina de Aguiar Orquiz com alunos do 4º período do Curso de Pedagogia do Campus, em parceria com o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE/CSHNB).

O objetivo desse momento foi, a partir dos relatos de experiência de pessoas com deficiência, socializar um pouco mais de suas demandas, seus desafios e avanços frente aos obstáculos que encontram no cotidiano nos diferentes espaços públicos.

A programação contou com atividades diversas. O encontro iniciou com uma mesa-redonda de exposição de Relatos de Experiências de 02 (dois) discentes público-alvo da Educação Especial e um convidado externo deficiente. Houve apresentação de trabalhos e convidados que trouxeram discussões importantes. Além da exibição do Filme “O primeiro da classe” e a Amostra de Tecnologia Assistiva.

IMG 20181203 WA007820181210102625

A estudante de História, Juliana Maria de Sousa Meneses, 23 anos, deficiente física nos membros inferiores desde nascença, foi uma das alunas que apresentou seu relato de experiência. Maria de Fátima Marques, 55 anos, aluna do curso de Matemática, adquiriu uma deficiência física aos 25 anos de idade, vítima de um acidente automobilístico na cidade de Picos (PI), e relatou as mudanças em sua vida.

O Sr. Francisco das Chagas Gonçalves, convidado especial, prestigiou o evento com seu relato falando de perdas e ganhos, adaptação, força de vontade, tão presentes em sua trajetória após adquirir uma deficiência física decorrente de um câncer.

Dando seguimento à programação, foi realizada a palestra intitulada “Políticas Públicas Inclusivas: Direitos e Garantias à Pessoa com Deficiência”, proferida pela Dra. Silvanira Hipólito, representante da Comissão da Pessoa com Deficiência OAB Subseção Picos. O encerramento do encontro foi com uma mesa-redonda intitulada “Experiências Inclusivas na Educação.

O I “Encontro de Educação Inclusiva: desafios na formação e prática docente” representa o início de muitas ações que se pretende desenvolver em prol da pessoa com deficiência. O evento também foi planejado e organizado como uma atividade de Projeto de Extensão, vinculado à disciplina Fundamentos da Educação Especial, buscando oferecer aos acadêmicos do curso de Pedagogia maior qualidade à sua formação profissional através de uma práxis pedagógica significativa.

Mais fotos:

IMG 20181204 WA003720181210102931