Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudante do Curso de Farmácia é aprovado em 2º lugar na residência multiprofissional do Hospital Sírio-Libanês

Todo e qualquer estudante das áreas de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social sonha em se tornar residente multiprofissional para desenvolvimento pessoal e científico, articular o que aprendeu na academia aos serviços de atenção e cuidado integrando o conhecimento teórico e prático. Foi com esse desejo de novas oportunidades e de novas experiências que o estudante do último período do curso de Farmácia da UFPI, Helliton Neiva de Castro, foi aprovado em 2º lugar na residência multiprofissional em Cuidado ao Paciente Oncológico no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

IMG-20190102-WA0058.jpg

Helliton Neiva de Castro é estudante do último período do curso de Farmácia da UFPI

“Ser aprovado na residência do Hospital Sírio-Libanês é gratificante, pois numa seleção realizada em oito capitais do nosso país abrangendo, assim, estudantes de praticamente todas as regiões e eu como piauiense e estudante da UFPI me sinto honrado de estar representando meu Estado. Ademais, o atual momento em que o país vive de crise em que a maioria dos estudantes não se formam para se tornarem profissionais da área de formação, mas sim desempregados, passar em uma residência em um hospital de referência nacional e internacional é de grande importância para um ótimo início de carreira profissional”, comemora.

Helliton Neiva explica que a rotina de estudo para passar na residência foi muito exaustiva, pois no último período do curso ele fez 50 horas semanais de estágio supervisionado (curricular) divididas em duas áreas diferentes para fechar às 660 horas de carga horária exigida ao final. Além disso, ele tinha que chegar em casa, fazer as coisas de casa que todo estudante que mora sozinho faz e, ainda, ter energia para estudar. “Como eu queria muito essa residência tive que abdicar de muitas vontades, ter força, foco, fé e aproveitar ao máximo o pouco tempo livre que eu tinha para estudar”.

Trajetória acadêmica

Segundo Helliton Neiva, desde o início do curso ele direcionou suas atividades extracurriculares para as áreas de  Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica e Cuidados Farmacêuticos visando uma residência ou um mestrado profissionalizante nessas áreas. “Eu sempre tive um apreço pela área de Oncologia, porém o que me fez decidir pela residência de Cuidado ao Paciente Oncológico foi o estágio em um hospital municipal onde me deparei com uma grande quantidade de pacientes oncológicos que estavam ali esperando uma vaga para um hospital mais especializado e eu me sentia frustrado por não ter amplo conhecimento na área para fornecer o melhor cuidado farmacêutico para os pacientes nesta situação tão delicada. Desde então, decidi iniciar minha caminhada na Oncologia fazendo meu estágio supervisionado na Associação Piauiense de Combate ao Câncer-Hospital São Marcos e agora continuarei essa jornada no Hospital Sírio-Libanês”, explica.

O estudante de Farmácia comenta que durante sua trajetória acadêmica foi toda guiada por duas professoras, a Profa. Dra. Hilris Rocha e Silva e a Profa. Dra. Maria das Graças Freire de Medeiros do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da UFPI-HU que se dedicam a estudos, desenvolvimento e implantação de Serviços Farmacêuticos em hospitais, unidades básicas de saúde e outros estabelecimentos de saúde da rede pública. “Durante a minha graduação tive muito contato com áreas afins aos Cuidados Farmacêuticos, Farmácia Clínica e Farmácia Hospitalar”, finaliza.