Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CAPES avalia proposta de implantação do doutorado em Ciências Farmacêuticas da UFPI

luze 120190218095757

Na última sexta-feira (15), aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), reunião com dois avaliadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para discutir a proposta de implantação do curso de doutorado na área de Ciências Farmacêuticas. A ideia do encontro foi conversar com o Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e os Pró-Reitores, no sentido de ver o compromisso institucional.

O Prof. Dr. Isac Almeida, um dos consultores da Comissão da Área da Farmácia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pontua que a área da Farmácia tem crescido bastante na CAPES, não só no aspecto quantitativo, mas qualitativo também. “O cuidado antes da abertura dos programas, sobretudo em nível de doutorado, e a garantia da infraestrutura básica para o funcionamento do curso, é um cuidado que já vem sendo feito há certo tempo. Estamos aqui para visitar as instalações físicas, para ver os prédios e equipamentos, e também para conversar com o corpo docente. Fazemos um relato situacional, e depois é a Comissão que vai fazer a aprovação ou não”, explica.

ISAC20190218095141

Prof. Dr. José Arimatéia, Reitor da UFPI, e o Prof. Dr. Isac Almeida

“É mais um programa de doutorado que estamos submetendo à aprovação da CAPES e vamos ver, depois dessa visita, qual vai ser o diagnóstico que eles vão dar, quais vão ser as recomendações para que nós possamos trabalhar no sentido desse curso ser de fato aprovado”, destaca o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes.

O Prof. Dr. Flávio da Silva, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, também consultor da CAPES para avaliação de novos cursos, fala sobre sua participação no processo. “Eu, particularmente, participei da reunião de avaliação de propostas de cursos novos na CAPES no ano passado. Aquela experiência vai ser colocada aqui, para avaliar o curso, conhecer as instalações, os docentes e as necessidades reais de cada um deles, para a formação dos discentes com alta qualidade”, pontua.

FLÁVIO20190218095319

Prof. Dr. Flávio da Silva e o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia

O processo de avaliação da CAPES aconteceu na sexta-feira, onde os dois avaliadores, Prof. Dr. Isac Almeida e Prof. Dr. Flávio da Silva, visitaram as instalações e conversaram com os docentes da UFPI para só então encaminharem o relatório a CAPES. Ainda não há uma data para divulgação do resultado do processo.

GERA20190218095605

Foto oficial dos participantes da reunião sobre a implantação do doutorado em Ciências Farmacêuticas