Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza I Seminário Integrador da Licenciatura em Educação do Campo

UFPI realiza I Seminário Integrador da Licenciatura em Educação do Campo

Teve início na manhã desta quinta-feira (21), o I Seminário Integrador da Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento, que acontece até esta sexta-feira (22), tem por objetivo discutir as atividades contidas na ementa deste Curso na articulação existente entre universidade e comunidade. A abertura do I Seminário foi promovida no Cine Teatro da UFPI.

Mesa de Abertura do I Seminário Integrador da Licenciatura em Educação do Campo

Na ocasião, estiveram presentes o Diretor do Centro de Ciências da Educação, Prof. Dr. José Augusto Sobrinho; o Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Prof. Jean Carlos Catapreta; a Coordenadora do evento, Profa. Keylla Melo; a Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo, Profa. Dra. Marli Clementino; o Representante das Escolas Famílias Agrícolas da FUNACI, Prof. Daniel Patuzzo; o Membro da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF), Cimauro Oliveira; o Membro do Movimento Afro Cultural Coisa de Nego, Wendel Aguiar; o Membro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Ulisses Bezerra; e o Membro da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG), Francisco Sávio.

Coordenador do Curso em Educação do Campo na UFPI, Prof. Jean Calos Catapreta

A Licenciatura em Educação do Campo possui 42 cursos espalhados por todo o Brasil, sendo que quatro encontram-se na UFPI. Os cursos estão presentes nos câmpus de Bom Jesus, Floriano, Picos e Teresina. Segundo o Professor Jean Catapreta, a cada semestre os estudantes desta licenciatura passam 40 dias na universidade, assistindo aulas, e posteriormente, passam três meses nas comunidades, momento de aplicar as atividades acadêmicas. “Os alunos formados por essa graduação irão ministrar aulas nas escolas do campo. No ano de 2018, essas escolas somente aceitarão professores licenciados em Educação do Campo. Então durante estes dois dias, o Seminário Integrador vai discutir os trabalhados exercidos na comunidade, como também, as disciplinas e laboratórios que os alunos comparecem aqui dentro da universidade”, frisou.

Coordenadora do evento, Profa. Keylla Melo

Para a Coordenadora do evento, Professora Keylla Melo, a solenidade é o momento para discutir o fortalecimento da Educação do Campo no âmbito da universidade e comunidade. “Nós iremos sair deste Seminário mais estimulados para continuar a caminhada, por isso que pensamos em trabalhar durante o evento, questões como a formação do educador do campo, e a proposta de escola básica do campo. Portanto, é necessário o envolvimento de todos nos debates, para que o nosso evento seja bastante rico”, afirmou.

Solenidade foi realizada no Cine Teatro da UFPI

Representando os discentes, Wendel Aguair, que está no segundo período da Graduação em Educação do Campo, enfatizou sobre a luta e ideais dos estudantes . “O nosso curso constitui uma luta, porque sabemos que temos muito para contribuir ao país, sobretudo, para a formação no campo. Eu estou aqui representando um movimento social e aqui também há a presença de outros movimentos, e o nosso objetivo é conseguir melhorias para o campo”, comentou.

Ao longo da programação acontecerá exposição de pôsteres, relatos de experiência de educação do campo, apresentação de produção discente, e a mesa-redonda “Educação básica do campo” que será iniciada a partir das 14h20, com mediação da Profa. Dra. Marli Clementino.