Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI assina ordem de serviço para duas novas obras na Instituição

Reitor da UFPI assina ordem de serviço para duas novas obras na Instituição

IMG 1802

Assinatura de ordem de serviço aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Atualmente a Universidade Federal do Piauí (UFPI) dispõe de 40 Programas de Pós-Graduação. É com o objetivo de proporcionar ensino e estrutura de qualidade, que o Reitor desta Instituição, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, realizou a assinatura de ordens de serviços para a construção do prédio da Pós-Graduação em Química e reforma e ampliação da Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição. A assinatura do termo de serviço foi realizada na manhã desta segunda-feira (01), e contou com a presença de representantes da Administração Superior da UFPI, além de coordenadores e docentes dos dois Cursos de Pós-Graduação contemplados com os benefícios.

A reforma do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, que inclui laboratórios, salas de estudos, entre outras estruturas, tem um prazo de 120 dias para a conclusão, ou seja, a expectativa de término é para o dia 30 de maio de 2016. A obra foi orçada no valor de R$ 583.912,18. Já a construção da Pós-Graduação em Química se trata de um prédio com dois pavimentos, a previsão de entrega é para 270 dias, ou seja, 27 de outubro deste ano. A obra foi orçada no valor de R$ 1.268.802,07. As duas obras, que somam um total de R$ 1.852.714,25, constituem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do próprio orçamento da UFPI.

IMG 1714

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Professor José Arimatéia destacou a importância de investir na Pós-Graduação: “As ordens de serviços para a construção de dois prédios resultam em obras essenciais para a nossa universidade. A UFPI está buscando a ampliação da sua pós-graduação. O número de mestrados e doutorados cresceu na nossa Instituição, mas é preciso avançar mais, como por exemplo, atingir o conceito cinco da CAPES. Então, eu tenho certeza que a construção de novas estruturas irá proporcionar a ascensão e desenvolvimento da Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição e em Química”.

IMG 1743

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, iniciou seu depoimento comentando a origem dos recursos das duas obras, que se deu, por meio da participação do CT-INFRA realizado no ano de 2013 pela FINEP. “Atualmente a pós-graduação compartilha os espaços com a graduação, desde os laboratórios às salas de aulas, com a obtenção de recursos para a reforma do prédio e ampliação do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, nós teremos espaços específicos para freezers e estufas, possibilitando guardar materiais que ficavam dentro dos laboratórios. Então, as obras irão proporcionar o crescimento da nossa plataforma de pesquisa, fornecendo condições para que o mestrado e doutorado avancem de modo geral, sobretudo atingir o conceito cinco da CAPES que é um dos nossos objetivos”, frisou.

IMG 1783

Para a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química, Profa. Dra. Carla Verônica Rodarte, a assinatura do termo de serviço representa uma honra para o Curso de Química da UFPI. “A concretização da obra irá nos possibilitar novos espaços para a realização dos nossos trabalhos e pesquisas. Então, eu me sinto muito feliz, porque foi um projeto árduo desenvolvido por mim e pelo Professor Welter Cantanhêde, que na época era coordenador dessa pós-graduação. Em outubro nós desejamos estar inaugurado o prédio ao lado dos nossos alunos e trabalhando cada vez mais”, afirmou.

IMG 1791

Segundo a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição, Profa. Dra. Adriana Paiva ressaltou o empenho dos professores daquele programa no momento de esboçar o projeto de ampliação. “Nós estávamos ansiosos pelo momento de hoje, atualmente nós temos o mestrado e a nossa primeira turma de doutorado com 18 alunos, então nós precisávamos desse suporte em termos de estrutura física e equipamentos. A partir disso, a nossa meta é obter a nota cinco na próxima avaliação da CAPES”, pontou.

IMG 1810

Assinatura de quatro obras de serviço na UFPI

A assinatura dos dois termos de serviços que aconteceu na manhã de hoje (01) se soma às outras quatro obras autorizadas no dia 21 de janeiro deste ano. As edificações se tratam da construção do prédio do Curso de Medicina, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos; de uma adutora de águas, no Campus Amilcar Ferreira Sobral, em Floriano; do Ginásio Olímpico de Badminton, no Setor de Esportes, e da construção de 8 novas salas no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), ambos no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

Mais Informações na Matéria na UFPITV no link abaixo:

Ordem de Serviços