Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertas inscrições para projetos científico-educacionais em Cuba
Início do conteúdo da página

Abertas inscrições para projetos científico-educacionais em Cuba

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Grupos de pesquisa de todo país têm até 20 de setembro para apresentar projetos de intercâmbio educacional e científico entre Brasil e Cuba. O edital prevê o financiamento de bolsas de estudos para doutorado-sanduíche e pós-doutorado em instituições cubanas para apoio a pesquisas em todas as áreas do conhecimento.

As missões de estudos podem ter duração de três meses a um ano e ser realizadas duas vezes ao ano. Para participar, os grupos de pesquisa precisam ser vinculados a um programa de pós-graduação avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, preferencialmente, com conceitos de excelência 5, 6 ou 7. Os pesquisadores também precisam fazer a publicação conjunta de artigos técnico-científicos, e o coordenador do projeto, comprovar o título de doutor há pelo menos cinco anos, além de ter a equipe composta por no mínimo dois doutores. O grupo também deve se comprometer a formar recursos humanos, entre outros requisitos.

Além da bolsa de estudos, a Capes paga transporte aéreo, diárias, seguro-saúde e auxílio-instalação para as missões aprovadas nos projetos, que podem ser do tipo missão de trabalho ou de estudo. Após a aprovação, os trabalhos podem ser realizados em dois anos, renováveis por mais dois.

O edital também prevê a vinda de doutores e pesquisadores cubanos ao Brasil. O início das atividades dos projetos e a liberação dos recursos estão previstos para janeiro de 2013.

Mais informações, inscrições e edital na página da Capes na internet.

Fim do conteúdo da página