Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI realiza 4ª Edição do Piauilismo

Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI realiza 4ª Edição do Piauilismo

Com o objetivo de exaltar o regionalismo piauiense, ressaltando os valores culturais e folclóricos do Estado, o curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu na noite desta terça-feira (26) no prédio de Moda, a 4ª edição do Piauilismo. O evento teve a participação de alunos concludentes do curso, que se dedicaram a interpretar a cultura, a identidade regional de uma forma moderna e criativa, elaborando coleções, que são inspiradas no Piauí e seguem as tendências de consumo de moda.

MAH06204.MP4.Still002

Professora do curso de Moda, Gisela Falcão

De acordo com a Professora do curso, Gisela Falcão, o evento é importante para mostrar aos estudantes que eles devem conhecer o que é Moda a partir da realidade do estado. “É gratificante ver os estudantes mostrando o que aprenderam na sala de aula para a família, outros estudantes e ate mesmo formadores de opinião em um evento desse porte, dando um gás para concluir novas etapas do curso”, afirmou.

MAH06204.MP4.Still001

Ascânio Wanderley, professor do curso de Moda da UFPI

O Professor Ascânio Wanderley acredita que o evento tem um resultado gratificante para todos. “O Piauismo coroa o momento desses estudantes. É muito bom mostrar para todos esse trabalho que a gente faz com tanto carinho. Nessa edição do Piauilismo nós trabalhamos com as tipologias artesanais, com os crochês, a arte santeira, a arte do barro, traduzindo tudo em roupa, buscando mostrar a identidade de Moda no estado", comenta.

MAH06204.MP4.Still003

Bia Magalhães, design de Moda

A egressa Bia Magalhães, design de moda formada pela UFPI, conta que na instituição ela encontrou a área que quis seguir na profissão. "Aqui pude saber um pouco sobre cada área a ser seguida e o Piaulismo faz a pessoa resgatar a cultura material e imaterial, além de ressaltar as belezas no Piauí", conclui.

unnamed 4

O Piaulismo foi lançado em 2009 e a cada edição se retrata um tema relacionado as etnias e cultura da região, no qual são apresentadas as produções de conclusão de curso desenvolvidas pelos própriosn estudantes, ajudando a construir a história da Moda no estado do Piauí.

Confira nosso vídeo:

PIAUILISMOplayer.jpg