UFPI realiza capacitação sobre prevenção às drogas em Floriano

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou no dia 19 de abril de 2016 evento de Capacitação Sobre Prevenção às Drogas, no auditório do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI), em Floriano. O evento que ocorreu nos turnos manhã e tarde, contou com a participação de 162 pessoas, entre estudantes e profissionais de diversas áreas.

Na abertura oficial do evento, a Mesa de Honra foi composta pelo Coordenador-geral de Enfrentamento às Drogas, Dr. Sâmio Falcão Mendes, pela Coordenadora Administrativo-financeira do CAFS, Profa. Dra. Edimilsa Santana de Araújo e por representantes do Núcleo de Assistência Estudantil do CAFS, Cristiana Ranucci, assistente social, Ana Maria Batista Correia, psicóloga, e Jardel Viana, pedagogo.

Com o tema “As ações do Estado nas políticas públicas sobre drogas e o papel da família”, a primeira mesa redonda contou  com a participação da assistente social Gizelly Aragão e do psicólogoIran Gomes, ambos representando a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (CENDROGAS). Em seguida, a enfermeira Aurelândia Rocha Leal, coordenadora Clínica do CAPSad de Floriano, ministrou a palestra “Substâncias psicoativas - conhecer para prevenir”.

Como parte da programação, aconteceram ainda as palestras “Epidemia da indiferença – crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade” do professor Msc. Francisco Waldílio da Silva Sousa, da UFPI e representante da SEDUC e  “No front da guerra às drogas”, do soldado Francisco Júnior. Os temas abordados tiveram o objetivo de capacitar os profissionais e estudantes e comunidade externa na UFPI, em Floriano. 

A Capacitação faz parte do programa de prevenção às Drogas desenvolvida PRAEC da Universidade Federal do Piauí em parceria com a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas do Estado do Piauí (CENDROGAS), a Polícia Militar e a Secretaria Estadual de Educação. Em Teresina, a  capacitação aconteceu durante o mês de março. Ao longo do semestre a campanha se estenderá aos demais Campi.

As próximas capacitações serão: Picos (24/05), Bom Jesus (16/06), Parnaíba (25/07) e mais 5 cidades a serem definidas.