Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI estuda potenciais agrícolas e nutricionais em espécie de feijão

DSC 0387

Plantação com feijões da espécie Canavalia ensifolia ficam localizadas no Centro de Ciências Agrárias da UFPI

Comumente utilizado em países do Oriente como China e Índia, o feijão da espécie Canavalia ensifolia têm potenciais para enriquecer a dieta humana e animal, além de favorecer nutricionalmente o solo com o aumento da taxa de nitrogênio, contribuindo para posteriores plantios. Iniciada recentemente, a pesquisa sobre o feijão é desenvolvida pelo Prof. Dr. Francisco Rodrigues Leal, coordenador do Núcleo de Plantas Aromáticas e Medicinais (NUPLAM), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O feijão recebeu o apelido de “feijão mata-fome” em decorrência da alta produtividade e pouca necessidade de água, se adequando aos ambientes áridos. A espécie chega a produzir em torno de 7 mil quilos a mais por hectare em comparação ao feijão comum, Phaseolus vulgaris. O “feijão mata-fome” se diferencia pela vagem maior que a das outras espécies e caroço massivo. A planta pertence ao gênero Canavalia, que consiste em vegetais leguminosos, abrangendo em torno de 75 espécies, entre elas a conhecida popularmente como feijão-de-porco, Canavalia ensiformis.

A Pesquisa

DSC 0398

Coordenador do NUPLAM, Prof. Dr. Francisco Rodrigues Leal

Segundo o Professor Francisco Leal, a ideia de pesquisar a espécie de feijão surgiu em uma viagem realizada à cidade de Picos. “O tamanho da vagem me chamou atenção e, principalmente, a sua forma de cultivo. O plantio é feito como o feijão comum, ou seja, plantando diretamente na cova ou fazendo uma muda, que irá germinar em uma bandeja. Então, decidi trazer à universidade, e algum tempo nós ficamos apenas em processo de observação. Do período de análise até o presente momento, foi possível notar que a cultura não demanda grande quantidade de água e possui um ciclo de reprodução longo, caracterizado como semi-perene, com duração de um ano”, afirmou.

DSC 0405

Colaborador da pesquisa, Prof. Me. Paulo Roberto Lima

Considerando o “feijão mata-fome” promissor, o professor do Programa Terceira Idade em Ação (PTIA-UFPI), Paulo Roberto Lima, encaminhou amostras do feijão para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). “O meu objetivo em levar as sementes para a equipe da EMBRAPA responsável por estudar feijão, foi trabalhar a possibilidade de enriquecer outras espécies, por meio de cruzamentos genéticos. A partir de então, quem sabe aumentar a resistência e a produtividade do nosso feijão comum”, destacou.

Em decorrência da alta produtividade, o feijão poderia atender comunidades carentes assoladas pela seca, ou por outros problemas de ordem social. “Além de ser útil na alimentação humana, o feijão pode ser utilizado como fonte de nutrição animal, em especial à criação bovina. “Nós chamamos esse incremento como banco de proteína. O feijão seria misturado com o capim, tendo em vista fortificar a alimentação, tornando o animal mais forte e sadio”, comentou o Prof. Me. Paulo Roberto.

Por se tratar de uma planta leguminosa, o Canavalia ensifolia tem a alternativa de favorecer a prática agrícola de posteriores culturas a serem trabalhadas no mesmo solo. A adubação verde resulta na técnica de adicionar vegetais leguminosos no solo com a intenção de enriquecer com nitrogênio. A presença do minério no solo proporciona o aumento da produção de biomassa vegetal.

Após a etapa de observação, o Prof. Francisco Leal pretende desenvolver um projeto ao lado de estudantes. “Nós temos a intenção de estudar com maior profundidade o potencial alimentar da espécie. Nesse sentido, ver o aproveitamento da vagem nova, usando como feijão fava, também no momento em que o grão não está formado, e com o grão seco. Além de buscar a realização de uma parceria com o nosso Núcleo de Estudos, Pesquisas e Processamento de Alimentos (NUEPPA), aqui da UFPI. A espécie estudada é muito resistente e pode ser uma possibilidade para o uso orgânico. A fava convencional demora a ser cultivada, requerendo um condutor, com isso aumenta o custo de mão de obra, já o Canavalia ensifolia seria uma alternativa, por não necessitar essa demanda”, finalizou.