Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sediará o III Seminário Nacional de Administração da Educação

UFPI sediará o III Seminário Nacional de Administração da Educação

site

Com o tema “A gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação”, o III Seminário Nacional de Administração Educacional promete movimentar a comunidade geral de 04 a 06 de maio para analisar os desafios para a construção do sistema nacional e estadual de Educação e fomentar o fortalecimento dos núcleos de pesquisas das universidades. Serão três dias de programação, com apresentações culturais, lançamentos de livros, conferências, exposições de trabalhos dentro do Espaço Rosa dos Ventos e Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí.

No mesmo período, também serão realizados o Encontro Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e o Encontro do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (PRADIME). Os eventos são organizados por professores e alunos envolvidos no Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (Comfor); Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação - Nuppege (CCE/PPGEd/DEFE); ANPAE; PRADIME; com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Fundamentos da Educação da UFPI.

Prof. Dr. Antônio Ferreira coordenador do III Encontro

Prof. Dr. Antônio Ferreira, coordenador do III Encontro Nacional de Administração da Educação.

Segundo o Prof. Dr. Antônio Ferreira, coordenador do III Encontro Nacional de Administração da Educação, a temática está muito ligada ao Plano Nacional de Educação. “No plano existem todas as diretrizes para a educação, basicamente, para o ensino infantil, ensino médio, EJA – Educação de Jovens e adultos, ensino profissional e superior, então é importante trazer essa discussão sobre a política educacional brasileira, sobre gestão, buscando uma melhor alternativa para educação”, explica.

O evento é destinado a professores e gestores da educação básica e superior, alunos de cursos de graduação e pós-graduação, dirigentes municipais de educação, pesquisadores, gestores, professores, estudantes e demais interessados que objetivam refletir e aprofundar seus conhecimentos sobre temas atuais ligados à educação, gestão escolar, Políticas Nacionais de Educação, Política de Valorização dos Profissionais de Educação e Base Nacional Comum e Diretriz Curricular para Formação de Professores discutindo as projeções propostas pelas diretrizes da Organização das Nações Unidas – ONU para organização e gerenciamento da escola.

“A Universidade entra oferecendo uma grande contribuição no debate da gestão por meio dos núcleos de estudos e pesquisas. Há várias pesquisas sendo realizadas na UFPI, sobre remuneração de professores, políticas educacionais na rede pública estadual e municipal, planos da educação estão sendo implementados pelos grupos”, afirma.

O III Seminário Nacional de Administração Educacional contará com a presença de conferencistas, debatedores, professores, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil das diferentes regiões e instituições acadêmicas do Brasil.