Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa do Mestrado em Farmacologia é Destaque em Periódico Internacional

Pesquisa do Mestrado em Farmacologia é Destaque em Periódico Internacional

Alunos do LAFFEX 1

Alunos do Laboratório de Fisio-farmacologia Experimental-LAFFEX (Campus Ministro Reis Velloso)

O mestrado em Farmacologia da Universidade Federal do Piauí acaba de publicar o artigo “Sulfated polysaccharide isolated from the seaweed Gracilaria caudata exerts an antidiarrheal effect in rodents”, oriundo da dissertação de mestrado do aluno Douglas Soares da Costa, orientado pelo Prof. Dr. Jand Venes Rolim Medeiros, na revista internacional Basic and Clinical Pharmacology & Toxicology, um dos principais periódicos da área de Farmacologia, como destaque de capa da edição 118, referente a junho/2016.

A pesquisa envolvendo a ação de polissacarídeos sulfatados frente a diferentes modelos de doenças diarreicas, é uma parceria entre o Laboratório de Fisio-farmacologia Experimental-LAFFEX (Campus Ministro Reis Velloso), o mestrado em Farmacologia e o Laboratório de Algas Marinhas I da UFC, coordenado pela Prof. Dra. Ana Lúcia Ponte Freitas. O trabalho já havia recebido uma menção honrosa no 47° Congresso da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental – SBFTE.

“A pesquisa envolvendo polissacarídeos sulfatados é pioneira no que diz respeito a estudos envolvendo doenças diarreicas, o que pode abrir uma nova possibilidade terapêutica, já que não existem formas eficazes de tratamento para todos os tipos de diarreia, uma vez que o número de casos notificados é superior a 1 bilhão/ano” justifica Douglas Soares em seu artigo.

O orientador Jand Venes Rolim Medeiros destaca a importância da seleção do Graphical Abstract do artigo para capa da revista: “Ficamos extremamente felizes com a seleção do artigo para destaque da capa, pois mostra todo o comprometimento do grupo com as pesquisas desenvolvidas no LAFFEX, que tem como foco o estudo farmacológico referente a doenças do trato gastrintestinal”.

Para a subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, Prof. Drª. Rita de Cássia Meneses Oliveira, a escolha do artigo como destaque de capa é imprescindível para reafirmar o trabalho desenvolvido no mestrado e no Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais – NPPM: “ A escolha do artigo é importante para mostrar a qualidade no desenvolvimento das pesquisas realizadas ao longo do mestrado, além de confirmar a excelência de nossos alunos e docentes”.

CAPA REVISTA

Capa da revista internacional Basic and Clinical Pharmacology & Toxicology