Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI Inaugura as instalações UNASUS
Início do conteúdo da página

UFPI Inaugura as instalações UNASUS

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17
unasus1
Inauguração UNASUS-UFPI

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (6), a inauguração das instalações do Sistema Universidade Aberta do SUS - UNASUS da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com instalações localizadas na Pró-Reitoria de Extensão (PREX), a UNASUS-UFPI é um grande empreendimento no ensino para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no SUS.

Compareceram a solenidade o Pró-reitor de Extensão (UFPI) Prof. Dr. Miguel Ferreira Cavalcante;  o Secretário Executivo da UNASUS, Prof. Dr. Francisco Eduardo Campos; o Coordenador Executivo da UNASUS na UFPI,  Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes; o Representante da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Francisco Carlos de Brito; Representando a Direção do Hospital Universitário da UFPI, Dr.ª Marta Rosal; a Coordenadora do curso de Medicina da UFPI, Profª. Ione Maria Lopes; o Superintendente da FADEX, Prof. Lívio Cesar,  a Consultora Técnica do Ministério da Saúde, Mariana Vilela e a professora Lis Marinho. 

IMG 4978
Prof Dr. Francisco Eduardo Campos, secretário executivo da UNASUS
 
Em seu pronunciamento, o Prof. Dr. Francisco Eduardo Campos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Secretário Executivo da UNASUS destaca a importância da educação à distância para o UNASUS, da acessibilidade e capacitação dos profissionais da área. “A educação à distância aparece como uma ferramenta muito poderosa para as universidades atingirem números muito mais significativos. O Brasil não tem condição de resolver um problema de saúde que é universal sem que tenha atenção básica funcionando, cuidar de saúde só em hospital não é o suficiente. Então. temos que ter uma atenção básica  que possa atender a maioria dos casos e reservar o hospital para aqueles que de fato precisam do hospital. Para isso, temos que ter treinamento  desse conjunto de pessoas ”.
 
IMG 4987
Diretor do CEAD-UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes fala sobre a proxima etapa da UNASUS-UFPI

O diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI e Coordenador Executivo da UNASUS na UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, fala sobre o processo do UNASUS-UFPI e sua próxima etapa na UFPI “É um grande orçamento na unidade de sistema de educação aberta à distância e  nossa próxima etapa será a qualificação junto ao nível de pós-graduação em saúde da família. Paralelamente as atividades semipresencial, mestrado já realizadas pelo CEAD/UFPI, tentaremos obter recursos para ofertarmos cursos pequenos na modalidade à distancia como estamos fazendo na Universidade Federal do Piauí", destaca. 

pro reitor

Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Ferreira Cavalcante ressalta a experiência da UFPI com a educação à distância. 

Segundo o Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Ferreira Cavalcante fala da experiência da UFPI com a educação à distância. “A UFPI tem qualidade em educação à distância. Os estudantes que recebem este tipo de ensino são tão qualificados quanto os que estão em sala de aula todos os dias. Um sinal que é eficiente e gerido por pessoal de muita responsabilidade".

Na UNASUS todos os cursos oferecidos pela Rede UNASUS são gratuitos e utilizam a modalidade de ensino a distância, o que facilita o estudo e aperfeiçoamento dos profissionais.   

Fim do conteúdo da página