Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Galeria Liz Medeiros recebe exposição “It Was Amazon” de Jaider Esbell

Galeria Liz Medeiros recebe exposição “It Was Amazon” de Jaider Esbell

DSC 0500

Artista plástico e escritor Jaider Esbell

Na manhã desta terça-feira (19), o artista plástico e escritor Jaider Esbell, índio do povo Makuxi, inaugurou a exposição “It Was Amazon” na Galeria de Artes Liz Medeiros, do Centro de Ciências da Educação. Como parte do Projeto Itinerância Roraima ao Brasil - Etapa Piauí, as 16 obras da exposição retratam a Amazônia e os impactos da ação humana em busca do “progresso”. A exposição ficará na UFPI até o dia 31 de julho.

De etnia Makuxi, o artista Jaider Esbell explica como “It Was Amazon” retrata a Amazônia. “A ideia é chamar os olhos do mundo para essa região e levar esse local para o mundo com as riquezas que é a linguagem indígena adotando as artes. Ao mesmo tempo que retrato a destruição da Amazônia, como uma necessidade de atender a economia global eu trago a solução para essa demanda também está dentro da floresta. Os indígenas têm hoje a capacidade de falar por conta própria adotando sem culpa a linguagem contemporânea”, revela.

DSC 0523

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e Jaider Esbell

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, ressaltou a importância da exposição. “Jaider Esbell é um artista que já expôs fora do Brasil e veio voluntariamente expor aqui na UFPI. A Universidade tem que ser muito mais do que suas atividades rotineiras, temos que movimentar e trazer a comunidade para a universidade, tornando-a cada dia mais viva”, comemora.

DSC 0578

Chefe do Departamento de Artes Visuais da UFPI, Profa. Dra. Zozilena Froz e Jaider Esbell

A Chefe do Departamento de Artes Visuais da UFPI, Profa. Dra. Zozilena Froz, lembra do papel da arte como manifestação. “A arte serve com instrumento de sensibilização. Só ela é capaz de evocar o que existe de mais importante na natureza, alma e nosso cognitivo. A exposição mostra na imagem o que estamos vendo acontecer pacientemente. O tempo pós-moderno acha que tudo será no futuro, mas os problemas já acontecem, a falta de água, problemas com rios e florestas”, afirma.

Artista, escritor e produtor cultural indígena da etnia Makuxi. Nasceu em Normandia, estado de Roraima, e viveu, até aos 18 anos, onde hoje é a Terra Indígena Raposa – Serra do Sol (TI Raposa – Serra do Sol). Antes de ser artista, habilidade descoberta na infância, Esbell percorreu diversos caminhos, acreditava, levariam à plena condição de manifestar suas habilidades. Deixou a casa dos pais e chegou na capital Boa Vista com o Ensino Médio concluído. Como todo adolescente indígena, fez contatos pares com vilas, cidades e aldeias. A mostra It was Amazon recebe visitantes até dia 31 de julho.

Confira o Video:

esbellplayer.jpg