Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI lança livro sobre propriedade intelectual

Professor da UFPI lança livro sobre propriedade intelectual

livro 23

O Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes, superintendente da Fundação Cultural e de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (Fadex) e docente do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), apresentou, no último Salão do Livro do Piauí (Salipi), o protótipo do livro “Manual de Propriedade Intelectual: da ideia ao mercado”. De acordo com o professor, o projeto de publicação do livro surgiu como um desafio aos seus alunos de pós-graduação para que elaborassem um livro de apoio à disciplina e de interesse do público em geral, movendo-os numa experiência real de inovação/criação e empreendedorismo.

“Muitos cursos de pós-graduação da UFPI, e alguns de graduação, ofertam disciplinas na área da inovação tecnológica, que é um tema de interesse mundial e que vem crescendo muito nos últimos anos. A Universidade Federal do Piauí, por entender que o crescimento do estado perpassa pelo desenvolvimento e inovação tecnológica, tem investido esforços em preparar bons profissionais nesta área”, explicou Lívio Nunes, reiterando que a obra trata dos direitos de propriedade intelectual no âmbito da inovação.

A fim de viabilizar os recursos financeiros para custear a impressão e divulgação do livro, o professor recorreu ao sistema de crowdfunding, que consiste em um financiamento coletivo para a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento. “Ministro uma disciplina de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, na qual apresento aos alunos a possibilidade de inovar e empreender. O crowdfunding surgiu como uma possibilidade de ver materializada uma obra que foi construída por várias mãos durante uma pós-graduação”, declarou o organizador do livro.

Lívio Nunes, que já esteve na coordenação da graduação e da pós-graduação de farmácia e na direção do Núcleo de Tecnologia Farmacêutica (NTF), ressaltou que ver o livro publicado significa para os cerca de 25 alunos coautores que é possível transformar suas ideias em realidade e que vale a pena empreender.

Para participar deste projeto e obter o livro no pré-lançamento, o interessado em ser um apoiador deverá acessar a página e clicar para dar a sua contribuição. O número de cliques é ilimitado.