Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI lança livro sobre propriedade intelectual
Início do conteúdo da página

Professor da UFPI lança livro sobre propriedade intelectual

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

livro 23

O Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes, superintendente da Fundação Cultural e de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão (Fadex) e docente do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), apresentou, no último Salão do Livro do Piauí (Salipi), o protótipo do livro “Manual de Propriedade Intelectual: da ideia ao mercado”. De acordo com o professor, o projeto de publicação do livro surgiu como um desafio aos seus alunos de pós-graduação para que elaborassem um livro de apoio à disciplina e de interesse do público em geral, movendo-os numa experiência real de inovação/criação e empreendedorismo.

“Muitos cursos de pós-graduação da UFPI, e alguns de graduação, ofertam disciplinas na área da inovação tecnológica, que é um tema de interesse mundial e que vem crescendo muito nos últimos anos. A Universidade Federal do Piauí, por entender que o crescimento do estado perpassa pelo desenvolvimento e inovação tecnológica, tem investido esforços em preparar bons profissionais nesta área”, explicou Lívio Nunes, reiterando que a obra trata dos direitos de propriedade intelectual no âmbito da inovação.

A fim de viabilizar os recursos financeiros para custear a impressão e divulgação do livro, o professor recorreu ao sistema de crowdfunding, que consiste em um financiamento coletivo para a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento. “Ministro uma disciplina de propriedade intelectual e transferência de tecnologia, na qual apresento aos alunos a possibilidade de inovar e empreender. O crowdfunding surgiu como uma possibilidade de ver materializada uma obra que foi construída por várias mãos durante uma pós-graduação”, declarou o organizador do livro.

Lívio Nunes, que já esteve na coordenação da graduação e da pós-graduação de farmácia e na direção do Núcleo de Tecnologia Farmacêutica (NTF), ressaltou que ver o livro publicado significa para os cerca de 25 alunos coautores que é possível transformar suas ideias em realidade e que vale a pena empreender.

Para participar deste projeto e obter o livro no pré-lançamento, o interessado em ser um apoiador deverá acessar a página e clicar para dar a sua contribuição. O número de cliques é ilimitado.

Fim do conteúdo da página