Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reunião técnica discute reformulação da Especialização em Saúde da Família
Início do conteúdo da página

Reunião técnica discute reformulação da Especialização em Saúde da Família

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Realizou-se na manhã desta terça-feira (26), uma reunião com a equipe técnica da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS-UFPI), para a reformulação do Curso de Especialização em Saúde da Família. O curso anteriormente ofertado pelo Centro de Educação Aberta e à Distancia (CEAD), agora será disponibilizado pelo Sistema Universidade Aberta do SUS. A reunião foi promovida na Pró-Reitoria de Extensão (PREX).

unna

Reunião com a equipe técnica da UNASUS-UFPI

Estiveram presentes na reunião a Coordenadora Acadêmica, Profa. Dra. Graça Medeiros; a Coordenadora Adjunta, Profa. Dra. Lis Marinho; a Tutora Orientadora, Zenira Martins; a Supervisora de Conteúdo e Revisão, Lorena Santana; a professora da Universidade Federal de São Paulo; Dra. Rita Maria Lino Tarcia; e o Coordenador de Material Didático, José de Sousa Lima Neto.

A professora da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Rita Maria Lino Tarcia, ressaltou a importância da troca de conhecimentos para o crescimento de ambas as Universidades. “Acredito que a troca de experiências é muito importante. Nessas oficinas a gente consegue trazer um pouco do que nós aprendemos com a UNASUS na Universidade Federal de São Paulo. E a partir de conhecimentos já vivenciados, a gente consegue favorecer a construção da experiência da Universidade Federal do Piauí, trocando com a equipe aquilo que já conseguimos aprender, para adiantar o trabalho e crescermos juntos”, relata.

unnna

A Coordenadora Adjunta, Prof. Dra. Lis Marinho, e a professora da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Rita Maria Lino Tarcia

“Agora nós estamos detalhando como esse programa vai ser trabalhado no ambiente virtual de aprendizagem, porque a gente tem que ter uma intencionalidade pedagógica para construir a situação de aprendizagem, que vai ser a geradora dos processos de estudo para os alunos. Então a partir da experiência da equipe, com a experiência que a gente tem em educação à distância, nós vamos desenhar a situação de aprendizagem que serão vivenciadas pelos estudantes”, explica a professora.

Aula Inaugural da Oficina de Capacitação de Tutores

Na manhã desta quarta-feira (27), foi realizada a aula inaugural da Oficina de Capacitação de Tutores para atuarem no Curso de Especialização em Saúde da Família, a ser ofertado pela UNASUS-UFPI.

una

Aula inaugural da Oficina de Capacitação de Tutores que irão atuar no Curso de Especialização em Saúde da Família

Segundo a Coordenadora Adjunta, Profa. Dra. Lis Marinho, o curso ofertará 300 vagas. “É um curso de aperfeiçoamento para os tutores. O objetivo é realizar uma capacitação permanente com esses tutores, onde serão tutores e ao mesmo tempo alunos do curso. E nesse primeiro momento eles estão conhecendo o Curso de Especialização em que irão atuar, aprendendo o papel deles enquanto tutores orientadores e as noções básicas do ensino a distância”, ressalta.

cead

O Diretor do CEAD-UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, esteve presente na aula inaugural

Na ocasião, a professora da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Rita Maria Lino Tarcia, falou da contribuição do Curso para a educação à distância. “Vamos qualificar os professores e eles terão encontros mensais para discutir práticas e teorias. É um compromisso da Universidade com esses profissionais para a contribuição qualitativa com a educação à distância no país e especialmente na UFPI. Então é importante no sentido de construir condições para a oferta de uma educação a distância de qualidade, e o trabalho do tutor é fundamental nesse processo”, finalizou. 

Fim do conteúdo da página