Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reunião técnica discute reformulação da Especialização em Saúde da Família

Reunião técnica discute reformulação da Especialização em Saúde da Família

Realizou-se na manhã desta terça-feira (26), uma reunião com a equipe técnica da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS-UFPI), para a reformulação do Curso de Especialização em Saúde da Família. O curso anteriormente ofertado pelo Centro de Educação Aberta e à Distancia (CEAD), agora será disponibilizado pelo Sistema Universidade Aberta do SUS. A reunião foi promovida na Pró-Reitoria de Extensão (PREX).

unna

Reunião com a equipe técnica da UNASUS-UFPI

Estiveram presentes na reunião a Coordenadora Acadêmica, Profa. Dra. Graça Medeiros; a Coordenadora Adjunta, Profa. Dra. Lis Marinho; a Tutora Orientadora, Zenira Martins; a Supervisora de Conteúdo e Revisão, Lorena Santana; a professora da Universidade Federal de São Paulo; Dra. Rita Maria Lino Tarcia; e o Coordenador de Material Didático, José de Sousa Lima Neto.

A professora da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Rita Maria Lino Tarcia, ressaltou a importância da troca de conhecimentos para o crescimento de ambas as Universidades. “Acredito que a troca de experiências é muito importante. Nessas oficinas a gente consegue trazer um pouco do que nós aprendemos com a UNASUS na Universidade Federal de São Paulo. E a partir de conhecimentos já vivenciados, a gente consegue favorecer a construção da experiência da Universidade Federal do Piauí, trocando com a equipe aquilo que já conseguimos aprender, para adiantar o trabalho e crescermos juntos”, relata.

unnna

A Coordenadora Adjunta, Prof. Dra. Lis Marinho, e a professora da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Rita Maria Lino Tarcia

“Agora nós estamos detalhando como esse programa vai ser trabalhado no ambiente virtual de aprendizagem, porque a gente tem que ter uma intencionalidade pedagógica para construir a situação de aprendizagem, que vai ser a geradora dos processos de estudo para os alunos. Então a partir da experiência da equipe, com a experiência que a gente tem em educação à distância, nós vamos desenhar a situação de aprendizagem que serão vivenciadas pelos estudantes”, explica a professora.

Aula Inaugural da Oficina de Capacitação de Tutores

Na manhã desta quarta-feira (27), foi realizada a aula inaugural da Oficina de Capacitação de Tutores para atuarem no Curso de Especialização em Saúde da Família, a ser ofertado pela UNASUS-UFPI.

una

Aula inaugural da Oficina de Capacitação de Tutores que irão atuar no Curso de Especialização em Saúde da Família

Segundo a Coordenadora Adjunta, Profa. Dra. Lis Marinho, o curso ofertará 300 vagas. “É um curso de aperfeiçoamento para os tutores. O objetivo é realizar uma capacitação permanente com esses tutores, onde serão tutores e ao mesmo tempo alunos do curso. E nesse primeiro momento eles estão conhecendo o Curso de Especialização em que irão atuar, aprendendo o papel deles enquanto tutores orientadores e as noções básicas do ensino a distância”, ressalta.

cead

O Diretor do CEAD-UFPI, Prof. Dr. Gildásio Guedes, esteve presente na aula inaugural

Na ocasião, a professora da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Rita Maria Lino Tarcia, falou da contribuição do Curso para a educação à distância. “Vamos qualificar os professores e eles terão encontros mensais para discutir práticas e teorias. É um compromisso da Universidade com esses profissionais para a contribuição qualitativa com a educação à distância no país e especialmente na UFPI. Então é importante no sentido de construir condições para a oferta de uma educação a distância de qualidade, e o trabalho do tutor é fundamental nesse processo”, finalizou.