Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra na UFPI discute o funcionamento do senado brasileiro como casa revisora

Com o intuito de compreender o papel do senado em revisar ou apreciar projetos de lei originários da câmara dos deputados, aconteceu na tarde desta quinta-feira (28), a palestra "O senado brasileiro como câmara revisora". A discussão foi conduzida pelo Prof. Dr. Bruno de Castro Rubiatti (UFPA) que, na oportunidade, também apresentou os resultados do estágio pós-doutoral realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP/UFPI) sob supervisão do Prof. Dr. Raimundo Batista dos Santos Junior. A palestra foi realizada na sala de vídeo II do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

DSC 0789

Prof. Dr. Bruno Rubiatti conduz "O senado brasileiro como câmara revisora"

Segundo o Professor Bruno Rubiatti, os resultados obtidos da pesquisa tratam da avaliação de projetos em um recorte entre os anos de 1999 a 2014. “A discussão se foca no sistema bicameral brasileiro e a capacidade de revisão que o senado exerce. Então ao longo da exposição dos resultados encontrados, nós vamos salientar as estratégias de retenção e aprovação utilizadas pelos senadores com os projetos oriundos da câmara dos deputados. Além disso, nós vamos iniciar a apresentação dos dados dos projetos do executivo que ficam em revisão no senado”, afirmou.

DSC 0800

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, Prof. Dr. Vitor Sandes, pontua que a bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutoramento (PNPD) consiste em uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em consolidar Programas de Pós-Graduação recém-criados. “A bolsa de estágio pós-doutoral também é fundamental para viabilizar a formação de grupos de pesquisas, além de melhorar os indicadores dos programas de mestrado e doutorado. Outro ponto válido, é que o PNPD visa trazer pesquisadores recém-doutores para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, uma vez que, é importante para a fixação de acadêmicos doutores para essas regiões”, frisou.

DSC 0824

Estudante do 1º período em Ciências Sociais, Carlos Vaz

A palestra não só atraiu espectadores da área de ciência política, mas também estudantes de diferentes segmentos acadêmicos. O estudante do 1º período em Ciências Sociais, Carlos Vaz, conta que o assunto lhe despertou interesse. “Discutir o funcionamento do senado como casa revisora, é uma temática de relevância para todos os brasileiros, porque nós teremos conhecimento em como acontece a aprovação de determinados projetos de lei”, finalizou.

DSC 0810

Discussão aconteceu na sala de vídeo II do CCHL