Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Período de retificações para o ENADE 2016 vai até o dia 31 de agosto

Período de retificações para o ENADE 2016 vai até o dia 31 de agosto

O período de retificações para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2016 vai até o dia 31 de agosto. O sistema está aberto desde o dia 12 de agosto. Nesse período será possível fazer novas inscrições, editar e excluir inscrições tanto de alunos irregulares quanto de alunos regulares. As retificações devem ser feitas pelos Coordenadores de Cursos de Graduação.

Nesse período de 12 a 31 de agosto, os estudantes também poderão consultar as inscrições realizadas. Para isso, será disponibilizado um link ao sistema de consultas no Portal do Inep (http://portal.inep.gov.br/), que permitirá ao estudante verificar se as informações sobre sua inscrição estão corretas.

Nesta edição do ENADE, realizarão a prova os estudantes dos cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia.

Quem deve fazer a prova?

A prova deve ser feita por estudantes que estão na condição de concluintes, ou seja, aqueles que estão na expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que tenham concluído até 80% da carga-horária do curso até o final de agosto de 2016.

Estudantes ingressantes são, obrigatoriamente, inscritos no exame, mas não farão a prova.

Prova

A prova será aplicada no dia 20 de novembro de 2016. O local de aplicação poderá ser consultado no site no INEP, no período de 20 de outubro a 20 de novembro.

Importância do ENADE

Em entrevista a nossa reportagem, a Diretora de Informação e Avaliação Institucional da UFPI, Profa. Dra. Maria do Carmo de Souza Batista, destacou a importância do exame:

Coordcom: Por que é importante os estudantes fazerem esse exame?

Maria do Carmo de Souza Batista: O ENADE é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. O que quer dizer isso? Quer dizer que os estudantes fazem a matrícula na Universidade e ao ingressarem na Instituição dizem que vão integralizar o seu curso de acordo com a legislação vigente. A legislação diz que cada curso tem uma matriz interna, que é aquele conjunto de disciplinas que ele faz na Universidade, e tem uma matriz externa, que é exatamente a matriz do ENADE, aquela que vai verificar se o curso cumpre as diretrizes curriculares nacionais. Portanto, se o estudante só cumpre a matriz interna está devendo o cumprimento da matriz externa, porque ambas são necessárias para a conclusão do curso superior.

profamdocarmo

Profa. Dra. Maria do Carmo de Souza Batista, Diretora de Informação e Avaliação Institucional da UFPI

Coordcom: De que forma essas informações do ENADE voltam para a Universidade?

Maria do Carmo de Souza Batista: O ENADE é um indicador de políticas públicas, serve para a Instituição saber como está a sua matriz curricular, o corpo docente, uma série de informações é possível obter a partir do ENADE. O Ministério de Educação verifica as políticas públicas mais adequadas, as deficiências da Educação Superior, porque no formulário socioeconômico do ENADE, que também faz parte da nota final do curso, são muitas informações sobre o corpo docente, a infraestrutura e sobre a política pedagógica da Instituição, ou seja, tudo que a Universidade realiza no contexto da Educação Superior.  Então, o ENADE tem um componente específico que é a prova de cada área e um componente geral que avalia se o estudante está inteirado com as novas tecnologias da educação, com assuntos sobre diversidade, multiculturalismo, tudo que é importante para que um profissional da educação superior possa estar interagindo com profissionais de áreas semelhantes e possa desempenhar a sua função diante da sociedade.

Coordcom: Ao fazer esse exame, o estudante também está ajudando na melhoria da qualidade do curso?

Maria do Carmo de Souza Batista: Sim, o estudante está ajudando na melhoria da qualidade do curso, inclusive está colocando para a sociedade um perfil real do seu curso, porque se ele só chega no local de aplicação da prova, assina e não responde as questões com responsabilidade, está sendo infiel perante a sociedade, porque a sociedade não fica com o perfil correto do que é aquele curso. Então, o objetivo de toda a sistemática de avaliação é que haja a elucidação de um perfil real para que possa haver uma melhoria na qualidade da educação.

Veja no vídeo:

playerr