Campus da UFPI em Parnaíba sedia etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

 

art_tronn.jpg

 

 

O Laboratório de Neurofísica da UFPI, o Conselho Estadual da OBR/Piauí e o Campus Ministro Reis Velloso realizam dias 26, 27 e 28 de agosto o primeiro ArtTRON: atividade de integração entre Tecnologia, Cultura e Arte. O evento ocorre no Campus Ministro Reis Velloso da UFPI, em Parnaíba, com solenidade de abertura às 18 horas da sexta-feira (26) no Auditório do campus.

O evento aposta no diálogo interdisciplinar entre Arte & Tecnologia para criar novas metodologias de ensino e instrumentos inovadores, que auxiliem na solução de problemas da educação atual de crianças e jovens. Surge como foco a tecnologia, principal atrativo e meio transformador para novas gerações, maximizando aptidões em diversas áreas e enriquecendo as habilidades sociais.

Na programação, serão realizadas duas exposições individuais com os artistas Mauricio Pokémon (fotografias e colagem) e Braga Tepi (esculturas) e uma exposição coletiva com artistas residentes em Parnaíba, Esther Silva, Marcos Vasconcelos, Artur Rios e Daniel Mendes. As expografas mergulham na temática do ArtTRON, dando destaque à arte e a tecnologia, como conteúdo de investigação, produção e conflito.

Com a temática voltada ao campo da tecnologia, a programação contemplará cinco palestras de temas diversos sobre tecnologia e suas aplicações regionais com participação de palestrantes de renome. As palestras destacarão desde temas voltados ao ensino de física e matemática através do uso de tablets até abordagens sobre o incentivo e a criação de soluções por meio de impressoras 3D, por exemplo.

A principal atratividade da programação tecnológica será a competição da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que selecionará durante os dias 27 e 28 de agosto, sábado e domingo, equipes para representar o Piauí na competição nacional, que ocorre em Uberaba-MG de 29 de outubro a 1º de novembro.

A OBR é destinada a alunos de escolas públicas ou privadas dos Ensinos Fundamental, Médio ou Técnico, de qualquer cidade do País. A participação dos estudantes é gratuita.

Este ano, 70 equipes, com 4 competidores cada uma, concorrem a três vagas divididas em dois níveis, fundamental e médio/técnico. Dessas equipes, 50 são da cidade de Parnaíba, o que demonstra o grande crescimento da tecnologia na região e a competência da cidade para o desenvolvimento no campo.

Etapas – A OBR possui duas modalidades, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto aos alunos de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Na modalidade teórica, há aplicação de prova escrita em todas as escolas participantes. Já na modalidade prática, que ocorre durante as seletivas estaduais/regionais e também na grande final nacional, os alunos, organizados em equipes, têm de construir robôs que desempenhem tarefas determinadas pela OBR.

Robótica na UFPI - O Laboratório de Neurofísica Aplicada da UFPI tem sido o principal catalizador e disseminador de robótica da região, desenvolvendo projetos de extensão e auxiliando na elaboração de projetos que buscam a solução de problemas de autodesempenho, como, por exemplo, o envolvimento de alunos dos programas de pós- graduação em Ciências Biomédicas e Biotecnologia da UFPI e o RENORBIO.

Um desses projetos estuda a criação de um instrumento baseado em robótica para auxiliar a condução e a inclusão social e digital de deficientes visuais. Outro grande projeto é o uso de tarefas baseadas em robótica para auxiliar o tratamento e recuperação de indivíduos vítimas de AVC.

Cartão Magnético no Restaurante Universitário em Parnaíba

Dentro da programação do evento ArtTRON, a UFPI irá inaugurar a primeira etapa do projeto de automação do Restaurante Universitário, que permitirá aos estudantes utilizar um cartão magnético, produzido com tecnologia de baixo custo, para gerenciar a entrada no RU. Seguro contra falsificações, o cartão será também integrado à carteira de estudante.

Inicialmente, a nova forma de acesso será utilizada pelos 43 moradores da residência estudantil em Parnaíba, além de alguns professores e técnicos. Esse primeiro grupo receberá o cartão quando iniciar o segundo semestre letivo em 22 de setembro. Os demais estudantes do campus de Parnaíba receberão os novos cartões a partir do ano que vem. O uso do cartão magnético deve ser implantado nos demais campi da UFPI a partir de 2018.

Mais facilidades – Em etapas posteriores, os cartões serão habilitados também para comprar créditos, para serem usados nas bibliotecas, e, por fim, serem utilizados nos transportes públicos.                    

O cartão começa a ser usado neste sábado, dia 27 de agosto, no horário do almoço no Restaurante Universitário, do Campus Ministro Reis Velloso. Na oportunidade, a vice-reitora da UFPI, Nadir Nogueira, estará no RU utilizando a nova tecnologia para acesso ao restaurante.  

O projeto de automação do Restaurante Universitário é uma parceria do Laboratório de Neurofísica (Lanf) da UFPI e o Polo Tecnológico de Parnaíba.