Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Administração Superior da UFPI prestigia homenagem ao Dia do Soldado realizada pelo 3º BEC de Picos
Início do conteúdo da página

Administração Superior da UFPI prestigia homenagem ao Dia do Soldado realizada pelo 3º BEC de Picos

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

exercito 57

Ato solene em homenagem ao dia do soldado

Dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Soldado. Em festividade a data, o 3° Batalhão de Engenharia e Construção de Picos (3° BEC), realizou na manhã desta quinta-feira (25) uma série de solenidades que marcaram o dia. Na oportunidade, o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, prestigiaram o evento.

exercito 27

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes à direita do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

Segundo o Reitor, além da visita comemorativa, “viemos, também, no sentido de firmar parcerias com o 3º BEC em diversas áreas. Visitas técnicas de estudantes às obras gerenciadas pelo BEC, criação de um museu na sede do batalhão e oferta de cursos de pós-graduação aos militares são alguns dos objetivos dessa relação”, afirmou.

exercito 43

Tenente-coronel do 3º BEC, Emerson Bezerra

O  tenente-coronel do 3º BEC, Emerson Bezerra, destacou o dia como uma das maiores datas comemorada pelo Exército Brasileiro e agradeceu a presença da Universidade que para ele: “representa uma das maiores instituições de ensino do país e que irá contribuir ainda mais para a qualificação dos profissionais do Exército”, disse.

3° Batalhão de Engenharia e Construção de Picos (3° BEC)

Pelo Dec. 67.423, de 20 outubro 1970, Picos se tornou a sede oficial do 3º BEC, onde se encontra até hoje. Nos dias 22 e 23 de maio de 1971, militares e civis do 3º BEC se transferiram para Picos. No dia seguinte, em formatura geral, declarou-se instalada, na cidade, a sede do 3º BEC.

Até 1980 o seu trabalho era exclusivamente o de Construção de estradas. Por imposição da situação econômica do País, teve que mudar a filosofia de trabalho, passando a construir barragens, poços artesianos, realizando até obras de irrigação.

Hoje, com cerca de 750 profissionais, o batalhão conta, como uma de suas principais obras, a participação da transposição do rio São Francisco.

Confira mais fotos:

exercito 69

exercito 71

exercito 82

exercito 101

exercito 105

Fim do conteúdo da página