Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Administração Superior da UFPI prestigia homenagem ao Dia do Soldado realizada pelo 3º BEC de Picos

exercito 57

Ato solene em homenagem ao dia do soldado

Dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Soldado. Em festividade a data, o 3° Batalhão de Engenharia e Construção de Picos (3° BEC), realizou na manhã desta quinta-feira (25) uma série de solenidades que marcaram o dia. Na oportunidade, o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, prestigiaram o evento.

exercito 27

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes à direita do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

Segundo o Reitor, além da visita comemorativa, “viemos, também, no sentido de firmar parcerias com o 3º BEC em diversas áreas. Visitas técnicas de estudantes às obras gerenciadas pelo BEC, criação de um museu na sede do batalhão e oferta de cursos de pós-graduação aos militares são alguns dos objetivos dessa relação”, afirmou.

exercito 43

Tenente-coronel do 3º BEC, Emerson Bezerra

O  tenente-coronel do 3º BEC, Emerson Bezerra, destacou o dia como uma das maiores datas comemorada pelo Exército Brasileiro e agradeceu a presença da Universidade que para ele: “representa uma das maiores instituições de ensino do país e que irá contribuir ainda mais para a qualificação dos profissionais do Exército”, disse.

3° Batalhão de Engenharia e Construção de Picos (3° BEC)

Pelo Dec. 67.423, de 20 outubro 1970, Picos se tornou a sede oficial do 3º BEC, onde se encontra até hoje. Nos dias 22 e 23 de maio de 1971, militares e civis do 3º BEC se transferiram para Picos. No dia seguinte, em formatura geral, declarou-se instalada, na cidade, a sede do 3º BEC.

Até 1980 o seu trabalho era exclusivamente o de Construção de estradas. Por imposição da situação econômica do País, teve que mudar a filosofia de trabalho, passando a construir barragens, poços artesianos, realizando até obras de irrigação.

Hoje, com cerca de 750 profissionais, o batalhão conta, como uma de suas principais obras, a participação da transposição do rio São Francisco.

Confira mais fotos:

exercito 69