Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Começa em Parnaíba etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica
Início do conteúdo da página

Começa em Parnaíba etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

mesa_toda.jpg

Iniciou na noite desta sexta-feira (26), no Campus Ministro Reis Velloso da UFPI, em Parnaíba, o primeiro ArtTRON: atividade de integração entre Tecnologia, Cultura e Arte. O evento tem como destaque a realização da etapa Piauí da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Realiza pelo Laboratório de Neurofísica da UFPI, o Conselho Estadual da OBR/Piauí e o Campus Ministro Reis Velloso, a atividade ocorre até domingo (28), com a realização de palestras sobre tecnologia, atrações culturais e as provas práticas da Olimpíada, que selecionarão equipes para representar o Piauí na competição nacional, que ocorre em Uberaba-MG.

A solenidade de abertura da OBR contou com a presença da vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; a coordenadora do Conselho Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, Karla Giovanny Moura Barbosa; o coordenador do Laboratório de Neurofísica (LANF) da UFPI, Prof. Dr. Gildário Dias Lima; o conselheiro do Polo Tecnológico de Paranaíba, empresário Raphael Prado Araújo; a representante da Secretaria de Educação de Parnaíba, Ana Cristina Oliveira Sousa; e a empresária Neusa Camilla Gonçalves Diniz, proprietária da primeira escola particular de Paranaíba a implantar a robótica a partir do Ensino Infantil.

O evento aposta no diálogo interdisciplinar entre Arte & Tecnologia para criar novas metodologias de ensino e instrumentos inovadores, que auxiliem na solução de problemas da educação atual de crianças e jovens. Surge como foco a tecnologia, principal atrativo e meio transformador para novas gerações, maximizando aptidões em diversas áreas e enriquecendo as habilidades sociais.

gildário_púpito.jpg

Professor Dr. Gildário Dias Lima, coordenador do evento

“A união de tecnologia, arte e cultura é necessária, e veio da prática de países mais avançados, que entenderam que tecnologia sem cultura, se torna algo frio; e aí estaremos criando uma geração fria”, declarou o professor Gildário, coordenador do ArtTRON. E completou: “Cada ano que passa, percebemos que a tecnologia, a industria criativa, é um talento natural do Piauí. O estado demorou para perceber sua verdadeira aptidão, mas quando se trata da tecnologia da informação nós podemos concorrer com qualquer outro estado do País”.

Em sua fala, a coordenadora do Conselho Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, Karla Giovanny Moura Barbosa, fez uma retrospectiva das dificuldades enfrentadas pelas equipes do Piauí para participar das competições em outros estado. A falta de patrocínio foi marcante nos primeiros anos, o que redundou em poucos participantes do Piauí. A situação começa a mudar. "Este ano, as empresas começaram a acreditar no futuro da Robótica. Hoje elas estão vendo que o negócio tem futuro, sim!. Em 2015, primeira vez que sediamos a etapa estadual, tivemos crescimento de 750% na inscrição das equipes. Duas equipes piauienses chegaram à final. Empresários, vejam a robótica com bons olhos e vocês terão bons retornos". frisou.

Quem participa da OBR - A OBR é destinada a alunos de escolas públicas ou privadas dos Ensinos Fundamental, Médio ou Técnico, de qualquer cidade do País. A participação dos estudantes é gratuita. Este ano, 70 equipes, com 4 competidores cada uma, concorrem a três vagas divididas em dois níveis, fundamental e médio/técnico. Dessas equipes, 50 são da cidade de Parnaíba, o que demonstra o grande crescimento da tecnologia na região e a competência da cidade para o desenvolvimento no campo. As demais equipes são da capital Teresina e de Picos.

 

nadir_púpito.jpg

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Para a Vice-Reitora, é importante aos jovens estar em um ambiente que estimula e busca a identificação de talentos. “E essa experiência de participar de uma olimpíada pode ser algo transformador da vida e no futuro desses estudantes. Fica um pedido aos pais: que continuem estimulando esses jovens a se manterem estimulados e superando dificuldades”, avaliou Nadir Nogueira.

Intensa programação marca evento 

braga_tepi.jpg

Obra do escultor Braga Tepi

Na programação, serão realizadas duas exposições individuais com os artistas Mauricio Pokémon (fotografias e colagem) e Braga Tepi (esculturas) e uma exposição coletiva com artistas residentes em Parnaíba, Esther Silva, Marcos Vasconcelos, Artur Rios e Daniel Mendes. As expografas mergulham na temática do ArtTRON, dando destaque à arte e a tecnologia, como conteúdo de investigação, produção e conflito.

Com a temática voltada ao campo da tecnologia, a programação contemplará cinco palestras de temas diversos sobre tecnologia e suas aplicações regionais com participação de palestrantes de renome. As palestras destacarão desde temas voltados ao ensino de física e matemática através do uso de tablets até abordagens sobre o incentivo e a criação de soluções por meio de impressoras 3D, por exemplo.

Robótica na UFPI - O Laboratório de Neurofísica Aplicada da UFPI tem sido o principal catalizador e disseminador de robótica da região, desenvolvendo projetos de extensão e auxiliando na elaboração de projetos que buscam a solução de problemas de autodesempenho, como, por exemplo, o envolvimento de alunos dos programas de pós- graduação em Ciências Biomédicas e Biotecnologia da UFPI e o RENORBIO.

Um desses projetos estuda a criação de um instrumento baseado em robótica para auxiliar a condução e a inclusão social e digital de deficientes visuais. Outro grande projeto é o uso de tarefas baseadas em robótica para auxiliar o tratamento e recuperação de indivíduos vítimas de AVC. 

Confira mais fotos

Plateia_toda.jpg

Público prestigiou solenidade de abertura da OBR

guri_a_esquerda.jpg

palestrante.jpg

Professor Dr. Victor de Oliveira Moraes Lara, do IFRJ, palestrou na abertura do evento sobre divulgação científica

Fim do conteúdo da página