Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Começa em Parnaíba etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Começa em Parnaíba etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

mesa_toda.jpg

Iniciou na noite desta sexta-feira (26), no Campus Ministro Reis Velloso da UFPI, em Parnaíba, o primeiro ArtTRON: atividade de integração entre Tecnologia, Cultura e Arte. O evento tem como destaque a realização da etapa Piauí da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Realiza pelo Laboratório de Neurofísica da UFPI, o Conselho Estadual da OBR/Piauí e o Campus Ministro Reis Velloso, a atividade ocorre até domingo (28), com a realização de palestras sobre tecnologia, atrações culturais e as provas práticas da Olimpíada, que selecionarão equipes para representar o Piauí na competição nacional, que ocorre em Uberaba-MG.

A solenidade de abertura da OBR contou com a presença da vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; a coordenadora do Conselho Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, Karla Giovanny Moura Barbosa; o coordenador do Laboratório de Neurofísica (LANF) da UFPI, Prof. Dr. Gildário Dias Lima; o conselheiro do Polo Tecnológico de Paranaíba, empresário Raphael Prado Araújo; a representante da Secretaria de Educação de Parnaíba, Ana Cristina Oliveira Sousa; e a empresária Neusa Camilla Gonçalves Diniz, proprietária da primeira escola particular de Paranaíba a implantar a robótica a partir do Ensino Infantil.

O evento aposta no diálogo interdisciplinar entre Arte & Tecnologia para criar novas metodologias de ensino e instrumentos inovadores, que auxiliem na solução de problemas da educação atual de crianças e jovens. Surge como foco a tecnologia, principal atrativo e meio transformador para novas gerações, maximizando aptidões em diversas áreas e enriquecendo as habilidades sociais.

gildário_púpito.jpg

Professor Dr. Gildário Dias Lima, coordenador do evento

“A união de tecnologia, arte e cultura é necessária, e veio da prática de países mais avançados, que entenderam que tecnologia sem cultura, se torna algo frio; e aí estaremos criando uma geração fria”, declarou o professor Gildário, coordenador do ArtTRON. E completou: “Cada ano que passa, percebemos que a tecnologia, a industria criativa, é um talento natural do Piauí. O estado demorou para perceber sua verdadeira aptidão, mas quando se trata da tecnologia da informação nós podemos concorrer com qualquer outro estado do País”.

Em sua fala, a coordenadora do Conselho Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, Karla Giovanny Moura Barbosa, fez uma retrospectiva das dificuldades enfrentadas pelas equipes do Piauí para participar das competições em outros estado. A falta de patrocínio foi marcante nos primeiros anos, o que redundou em poucos participantes do Piauí. A situação começa a mudar. "Este ano, as empresas começaram a acreditar no futuro da Robótica. Hoje elas estão vendo que o negócio tem futuro, sim!. Em 2015, primeira vez que sediamos a etapa estadual, tivemos crescimento de 750% na inscrição das equipes. Duas equipes piauienses chegaram à final. Empresários, vejam a robótica com bons olhos e vocês terão bons retornos". frisou.

Quem participa da OBR - A OBR é destinada a alunos de escolas públicas ou privadas dos Ensinos Fundamental, Médio ou Técnico, de qualquer cidade do País. A participação dos estudantes é gratuita. Este ano, 70 equipes, com 4 competidores cada uma, concorrem a três vagas divididas em dois níveis, fundamental e médio/técnico. Dessas equipes, 50 são da cidade de Parnaíba, o que demonstra o grande crescimento da tecnologia na região e a competência da cidade para o desenvolvimento no campo. As demais equipes são da capital Teresina e de Picos.

nadir_púpito.jpg

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Para a Vice-Reitora, é importante aos jovens estar em um ambiente que estimula e busca a identificação de talentos. “E essa experiência de participar de uma olimpíada pode ser algo transformador da vida e no futuro desses estudantes. Fica um pedido aos pais: que continuem estimulando esses jovens a se manterem estimulados e superando dificuldades”, avaliou Nadir Nogueira.

Intensa programação marca evento

braga_tepi.jpg

Obra do escultor Braga Tepi

Na programação, serão realizadas duas exposições individuais com os artistas Mauricio Pokémon (fotografias e colagem) e Braga Tepi (esculturas) e uma exposição coletiva com artistas residentes em Parnaíba, Esther Silva, Marcos Vasconcelos, Artur Rios e Daniel Mendes. As expografas mergulham na temática do ArtTRON, dando destaque à arte e a tecnologia, como conteúdo de investigação, produção e conflito.

Com a temática voltada ao campo da tecnologia, a programação contemplará cinco palestras de temas diversos sobre tecnologia e suas aplicações regionais com participação de palestrantes de renome. As palestras destacarão desde temas voltados ao ensino de física e matemática através do uso de tablets até abordagens sobre o incentivo e a criação de soluções por meio de impressoras 3D, por exemplo.

Robótica na UFPI - O Laboratório de Neurofísica Aplicada da UFPI tem sido o principal catalizador e disseminador de robótica da região, desenvolvendo projetos de extensão e auxiliando na elaboração de projetos que buscam a solução de problemas de autodesempenho, como, por exemplo, o envolvimento de alunos dos programas de pós- graduação em Ciências Biomédicas e Biotecnologia da UFPI e o RENORBIO.

Um desses projetos estuda a criação de um instrumento baseado em robótica para auxiliar a condução e a inclusão social e digital de deficientes visuais. Outro grande projeto é o uso de tarefas baseadas em robótica para auxiliar o tratamento e recuperação de indivíduos vítimas de AVC.

Confira mais fotos

Plateia_toda.jpg

Público prestigiou solenidade de abertura da OBR

guri_a_esquerda.jpg