Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cartão magnético é nova forma de acesso ao RU de Parnaíba

Cartão magnético é nova forma de acesso ao RU de Parnaíba

povo_comendo_ru.jpg

Novo cartão vai garantir que apenas a comunidade da UFPI tenha acesso ao RU

A UFPI inaugurou neste sábado (27), em Parnaíba, a primeira etapa do projeto de automação do Restaurante Universitário, que permitirá aos estudantes utilizar um cartão magnético, produzido com tecnologia de baixo custo, para gerenciar a entrada no RU. Seguro contra falsificações, o cartão será também integrado à carteira de estudante. O projeto de automação do Restaurante Universitário é uma parceria do Laboratório de Neurofísica (Lanf) da UFPI e o Polo Tecnológico de Parnaíba.

A primeira pessoa a usar o cartão magnético foi a vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, que conferiu o funcionamento da nova tecnologia e almoçou no restaurante. Também já estão com o cartão em mãos a presidente do DCE de Parnaíba, Alice Mendes, representando os estudantes; e o Prof. Dr. Gildario Dias Lima, coordenador do Laboratório de Neurofísica da UFPI, um dos responsáveis pelo projeto.

Inicialmente, a nova forma de acesso será utilizada, em carater experimental, por aproximadamente 300 usuários - estudantes, professores e técnicos - do Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba. Os cartões serão entregues em 8 de setembro, início do semestre 2016.2. Além dos 43 moradores da residência estudantil em Parnaíba, serão escolhidos para receber o cartão primeiro cerca de 50 técnicos e 50 professores, habituais frequentadores do RU, e estudantes de diversos cursos, observando o perfil social dos usuários do restaurante. Os demais estudantes do campus da UFPI de Parnaíba, aproximadamente 4 mil alunos, receberão os novos cartões a partir do semestre 2017.1. O uso do cartão magnético será implantado gradativamente nos demais campi da UFPI a partir do segundo semestre de 2017.

Nessa primeira etapa, o sistema irá validar o acesso dos usuários e fornecer toda a estatística de utilização do RU. Na segunda etapa, será possível realizar inserção de créditos no cartão.

"A Universidade apoiará o projeto no sentido de ampliar essa cobertura, ofertando um número superior de bolsas para haver uma maior participação de estudantes em etapas posteriores do projeto", garantiu a Vice-Reitora Nadir Nogueira.

Mais controle, rapidez e economia - Praticamente à prova de falsificações, o novo cartão vai garantir que apenas a comunidade da UFPI tenha acesso às refeições a preços subsidiados no RU. O sistema trará uma economia estimada de 30% dos gastos e permitirá melhor planejamento no atendimento ao usuário. Vai dar pra saber o dia de maior frequência dos usuários e o tipo de cardápio de maior aceitação, por exemplo. Tudo online.

nadir_e_gildário.jpg

Vice-Reitora Nadir Nogueira almoça no RU em companhia do coordenador do projeto, Gildario Dias Lima

"Vamos criar um algoritmo de inteligência artificial, que controlará o ritmo da entrada de usuários, e vamos aprender com o tempo que, por exemplo, com 20 minutos de RU, já saberemos qual será a estimativa de quantas pessoas poderão comer naquele dia", explica o professor Gildário Dias Lima, coordenador do projeto.

Em etapas posteriores, os cartões serão habilitados para serem usados nas bibliotecas e, por fim, serem utilizados nos transportes públicos.

Confira mais fotos:

cartaão_do_reitor.jpg

No detalhe, o cartão confeccionado para o reitor da UFPI, Professor Doutor José Arimatéia Dantas Lopes

Aluna_passa_a_carteira.jpg

Estudante Alice Mendes, presidente do DCE de Parnaíba, já está com o novo cartão em mãos