Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Etapa Piauí da Olimpíada Brasileira de Robótica seleciona equipes para disputa regional

vista_de_cima_da_erana.jpg

Competição mobilizou estudantes no Campus Ministro Reis Velloso

Ocorreu neste domingo (28) a entrega de medalhas às equipes melhor classificadas, que participaram da etapa piauiense da Olimpíada Brasileira de Robótica. As disputadas foram realizadas durante o primeiro ArtTRON, evento que integrou Tecnologia, Cultura e Arte, no Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba.

Realizada pelo Laboratório de Neurofísica da UFPI, o Conselho Estadual da OBR/Piauí e o Campus Ministro Reis Velloso, a atividade realizada de sexta a domingo, contou com palestras sobre tecnologia, atrações culturais e a etapa das tarefas práticas da OBR.

Participaram da solenidade de entrega de medalhas a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; o coordenador do Laboratório de Neurofísica da UFPI, Prof. Dr. Gildario Dias Lima; a coordenadora do Conselho Estadual da OBR, Karla Giovanny Moura Barbosa; o superintendente da Ciência & Tecnologia da SEDET, Thiago Carvalho de Sousa; o presidente da arbitragem da etapa OBR, o presidente da arbitragem da etapa Piauí da OBR, Professor Rodrigo Baluz; e representando os pais dos estudantes, o Superintendente de Urgência e Emergência de Parnaíba, Wilson Cabral.

candidato_vibração.jpg

Estudante comemora bom desempenho na realização da tarefa prática

No último dia de disputa, as equipes tiveram de executar o percurso da terceira pista da competição, com um maior nível de dificuldade. A disputa foi por pontuação corrida. Somaram pontos ultrapassar obstáculos, completar o percurso, e fazer a tarefa em até 5 minutos. O menor tempo gasto na prova é critério de desempate. A competição destacou as três melhores equipes quanto ao maior número de pontos obtidos entre o níveis 1 (ensino fundamental) e nível 2 (ensinos médio e técnico).

Os campeões do nível 2 foram: medalha de ouro – equipe Robot Wonder; medalha de prata, Alpha Tron; e Integrada Lego Teen, conquistando a medalha de bronze. Já no nível 1, as equipes de destaque foram: medalha de ouro - Integrada Lego Teen 8.9; medalha de prata, Delta Tron; e medalha de bronze - Integrada Lego Teen 6.7. Três equipes irão representar o Piauí na etapa regional da OBR, que ocorre em Recife: o primeiro e o segundo colocados do Nível 1; e o primeiro colocado do Nível 2.

Também houve premiação com medalhas nas categorias robustez, inovação, elegância, dedicação, colaboração, escola pública, escola particular e escola estreante.

nadir_púpito.jpg

Vice-Reitora Nadir Nogueira acompanhou todo o evento em Parnaíba

Para a Vice-Reitora da UFPI, Nadir Nogueira, participar das competições de robóticas dá aos estudantes um pódio sem comparação.  “Vocês estão vivenciando a perspectiva de uma educação inclusiva e contemporânea, que vai modificar a vida de cada um. Trará benefícios que nenhuma outra ação produzirá; é capaz de modificar cenários onde vocês estão inseridos; e dará a vocês um diferencial para chegarem ao Ensino Superior”, avaliou.

Primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica a acontecer fora das capitais

Este ano, 70 equipes, com 4 competidores cada uma, concorrem a três vagas divididas em dois níveis, fundamental e médio/técnico. Dessas equipes, 50 são da cidade de Parnaíba e as demais, de Teresina e de Picos.

O evento apostou no diálogo interdisciplinar entre Arte & Tecnologia para criar novas metodologias de ensino e instrumentos inovadores, que auxiliem na solução de problemas da educação atual de crianças e jovens. Surgiu como foco a tecnologia, principal atrativo e meio transformador para novas gerações, maximizando aptidões em diversas áreas e enriquecendo as habilidades sociais.

gildário_pupito.jpg

Prof. Gildario Lima, coordenador do ArtTRON, comemora sucesso do evento

“Foi uma demonstração de que dá certo! E ano a ano encontramos mais espaço para inserir a robótica entre a população”, finalizou o Gildario Lima, coordenador do ArtTRON.

Confira mais fotos

equipe_bronze_nivel_2.jpg

Equipe Integrada Lego Teen 1.0 recebeu medalha de bronze

Equipe Alpha Tron festeja medalha de prata conquistada