Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertas inscrições para o curso de extensão “Desnudando o gênero” ofertado pelo ENGEDRE

IMG 20160828 WA0008

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Desnudando o gênero”, promovido pelo Engendre – Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento – CCHL, vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI). O curso é dividido em quatro módulos que introduzem aos participantes conhecimentos e discussões consistentes sobre feminismos, concepções de gênero, corpo e sexualidade, além de violência de gênero. As inscrições podem ser feitas entres os dias 29 de agosto e 14 de setembro na coordenação do Mestrado em Sociologia, na UFPI.

“Desnudando gênero”  será aberto a estudantes, pesquisadores, educadores, servidores e gestores, participantes de ONGS e outros interessados nos estudos feministas, de gênero e sexualidade. O curso oferece certificação de 60 horas e inicia suas atividades no dia 16 de setembro, sexta-feira, com aulas em todas as sextas-feiras úteis no período da tarde. O curso tem duração de três meses e o investimento é de R$ 55,00 direcionados para os custos com o material didático e emissão do certificado. Vagas limitadas.

Nas aulas, professores(as) qualificados(as), estudantes/pesquisadores(as) graduandos(as) e de pós-graduação propõem a discussão do tema com enfoque no caráter socialmente construído de representações e práticas sócio- culturais apresentadas como naturais. Os ministrantes são vinculados ao ENGENDRE.

Rita Sobral, doutora em Ciências Sociais e coordenadora do Engendre, ressalta que o curso propõe oferecer aos participantes uma visão reflexiva sobre as temáticas relativas à construção social das diferenças de gênero a partir da perspectiva das Ciências Sociais. “O tema é urgente, pois muitas vezes, as referências ao gênero são estereotipadas e sem nenhum estudo ou pesquisa que ofereçam os devidos esclarecimentos, provocando distorções, descriminações e situações de violência”, disse Sobral.

O Curso de Extensão enfocará uma análise das concepções de gênero e sexo, bem como dos mecanismos de controle sobre os corpos que produzem e reproduzem diferenças e desigualdades, implícitas em categorias e conceitos do debate dominante para suscitar, entre os participantes, reflexões sobre as concepções de cidadania; propiciar reflexão sobre políticas públicas como espaço para a incorporação da categoria gênero, da liberdade de orientação sexual e identidade de gênero.

“É importante promover o debate em torno dos processos sociais que transformam diferenças socialmente construídas em desigualdades, com um enfoque nas relações de gênero. Isso porque mesmo diante do crescente fortalecimento dos movimentos sociais, dos estudos feministas empenhados em lutar por uma igualdade de gênero no Brasil, ainda persistem entre nós inúmeras convenções discriminatórias”, reforçou a professora Rita Sobral.

Módulos:
Feminismo – Concepções de gênero - Corpo e sexualidade - Violência de gênero
Período de realização: de 16/09 a 16/12 – sextas- feiras. De 14 às 18 horas
Período da Inscrição:  de 29/08 a 14/09
Demais informações e Local de inscrição: Mestrado de Sociologia-CCHL/UFPI – Fone (86) 3215 5697
Taxas e Material didático do curso: consultar no local da inscrição
Promotor: ENGENDRE/UFPI – Programa de Pós-graduação em Sociologia