Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Editora da UFPI participa da 24ª Bienal do Livro de São Paulo
Início do conteúdo da página

Editora da UFPI participa da 24ª Bienal do Livro de São Paulo

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Editora da Universidade Federal do Piauí – EDUFPI participa pela segunda vez consecutiva da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, divulgando a pesquisa e a literatura de autores piauienses, levando este ano de 2016 ao público nacional e internacional 20 obras por ela publicadas. O evento que está na 24ª edição e é considerado um dos maiores eventos literários do país, teve início na última sexta-feira (26) e segue até o dia 04 de outubro.

A participação da EDUFPI ocorre por meio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). A entidade possui 118 editoras associadas e apresenta-se como um espaço destinado à exposição de obras produzidas por universidades. A ABEU está presente na Bienal com um estande de 240 m². O estande levará ao público 38 editoras universitárias. 

bienal 3

 Obras publicadas pela EDUFPI expostas na 24ª Bienal do Livro de São Paulo

Segundo o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a Editora da UFPI não apenas publica, ela também leva esses títulos para serem divulgados por todo o Brasil e a participação em eventos nacionais faz parte da política iniciada em 2012, que objetiva apoiar pesquisadores do Piauí, sendo essa mais uma grande oportunidade de dar visibilidade às obras dos nossos autores. “Quando assumimos a Reitoria criamos a Superintendência de Comunicação Social que é responsável pela Editora, Rádio, Gráfica, ou seja, pela Comunicação da UFPI como um todo, além disso, investimos muito no nosso parque gráfico para que os nossos professores pudessem não apenas publicar suas obras, mas também divulgá-las. Dessa forma, tralhamos no sentido de divulgar a nossa produção científica e literária participando de eventos nacionais como a Bienal do Livro de São Paulo”, afirmou.

 UFPI EDUFPI SCS

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, Diretor da EDUFPI e Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, Superintendente de Comunicação Social

 

Para o Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, a participação na Bienal do Livro é de grande importância não só para a Editora em si, mas para toda a Universidade, visto que grande parte dos livros expostos são obras de professores da UFPI. “A participação da EDUFPI em eventos nacionais faz parte da nova política da Universidade que vem sendo desenvolvida pelo Prof. Arimatéia. Nos últimos anos tivemos grande melhoria da nossa produção tanto em termos de qualidade como em quantidade, e isso foi possível graças à ampliação do nosso parque gráfico, que nos possibilitou estar equiparados às grandes editoras universitárias nacionais. Participamos da Bienal de São Paulo em 2014, da Bienal do Rio de janeiro no ano passado, de Fortaleza, e participaremos ainda este ano da Bienal de Brasília”, frisou.

  

A Superintendente de Comunicação Social, Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, avalia que a Superintendência de Comunicação Social criada na atual administração, responsável pelos órgãos Rádio, Coordenadoria de Comunicação, Editora, Gráfica e o protótipo da WebTV, tem contribuído tanto para o aumento como para a disseminação das obras produzidas na Universidade. “Todos esses órgãos possuem como projetos estarem interligados para melhorar a divulgação da Universidade Federal do Piauí, em especial, a Gráfica, juntamente com a Editora e a Livraria Monsenhor Melo, tem realizado na atual administração um trabalho incansável. A gestão atual tem intensificado a atenção à Gráfica no sentido da manutenção preventiva e corretiva do maquinário, do incentivo maior aos seus técnicos, na manutenção do prédio com estrutura adequada e reforma da Editora e Livraria, além disso, a parceria com as editoras universitárias tem proporcionado a presença da EDUFPI nesses eventos nacionais e internacionais, fazendo com que os autores piauienses possam estar presentes nas mais diversas feiras e bienais, levando assim o conhecimento e a presença do bom nome da UFPI”, destacou.

 

Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI

Criada em 1993, a Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) tem como finalidade principal a difusão da produção científica da Universidade, constituindo-se num canal de comunicação com a sociedade, bem como com a própria instituição. Neste processo, há uma reciprocidade de influências que resulta não só no enriquecimento das partes envolvidas, como no estabelecimento de novas políticas acadêmicas.

A EDUFPI possui o papel institucional de estimular a produção acadêmica e promover a difusão do conhecimento, canalizando a produção intelectual da comunidade universitária.

24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

 A 4ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece de 26 de agosto a 04 de setembro no Pavilhão de Exposição do Anhembi.

O evento é palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, cerca de 480 marcas apresentando seus mais importantes lançamentos para aproximadamente 700 mil visitantes em um espaço total de 60 mil m².

Além da grande oferta de livros, a Bienal do Livro ainda conta com uma programação cultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão!

Para mais informações sobre a Bienal do Livro de São Paulo, acesse: http://www.bienaldolivrosp.com.br/.

Confira os títulos da EDUFPI que estão sendo apresentados na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo:

Adalgisa Paiva: O legado de uma Educadora

Autor: Eliane Marisa Oliveira Paiva e Silva

A Cidade sob o Fogo: Modernização e Violência Policial em Teresina (1937-1945)

Autor: Francisco Alcides do Nascimento

A Pedagogia do Movimento Negro em Instituições de Ensino em Teresina; Piauí

Autor: Ana Beatriz Souza Gomes

Visibilidade Empresarial da Comunicação à Reputação

Autor: Ana Regina Rêgo

Disciplina e Invenção: Civilização e Cotidiano Indígena no Ceará

Autor: João Paulo Peixoto

Padre Delfino e Timon: Vida, Missão, Historia

Autor: José Élcio Coêlho de Sousa

Balaios e Bem-Te-Vis: A Guerrilha Sertaneja

Autor: Claudete Maria Miranda Dias

Protolocos Clínicos em Odontologia

Autor: Marina de Deus Moura de Lima

Múltiplas e Singulares: História e Memória de Estudantes Universitárias em Teresina (1930-1970)

Autor: Elizangela Barbosa Cardoso

Política da Regulação do Setor Elétrico: Regras e Incentivos Institucionais

Autor: Monique Menezes

Carlos Castello Branco: O Comentarista Paradigmático da Imprensa Brasileira

Autor: Maria de Jesus Daiane Rufino Leal

Crise Educacional e Mundo Pré-Totalitário: A Compreensão da Hannah Arendt

Autor: Flávio Rovani de Andrade

Mulher na Mídia: A Construção da Identidade Feminina da Revista Veja

Autor: Cristiane Portela

Tecnologias Midiáticas e Subjetividade

Autor: Gustavo Said

Educação do Campo: Reflexões Políticas e Teóricas - Metodológicas

Autor: Elmo de Souza Lima

Teatro e Modernidades: Benjamim Santos em Incursão pela História e Memória do Teatro Brasileiro

Autor: Francisco Assis de Sousa Nascimento

Coleção Rua da Gloria (Vol. I, II, III e IV)

Autor: Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro

História dos Índios do Piauí

Autor: Claudete Maria Miranda Dias

Torquato Neto um Poliedro de faces Infinitas

Autor: Edwar Castelo Branco

Educação Especial no Piauí: Reflexões sobre sua História e Memória

Autor: Rosa Maria Borges de Queiroz Rosado

Fim do conteúdo da página