Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra discute oportunidade de bolsas de estudo no Japão

Palestra discute oportunidade de bolsas de estudo no Japão

Com o intuito de estimular o intercâmbio internacional, assim como esclarecer a oferta de bolsas de estudo, realizou-se na manhã desta quinta-feira (01), uma palestra com a Assessora de Informação e Cultura do Consulado do Japão, em Belém (PA), Rosa Kamada. A discussão, que apresentou informações acerca das bolsas de estudo oferecidas pelo governo japonês aos estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), faz parte da programação da XV Semana Cultural do Japão no Piauí.

IMG 7442

Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama

Em seu pronunciamento, a Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama, ressaltou a importância de aprender a língua inglesa com o objetivo de conquistar metas no exterior. “Todos aqueles que desejam uma chance para ir ao Japão ou qualquer outro país, têm que estudar com afinco a língua inglesa. Conheço a prova aplicada pelo consulado japonês em Belém, e resulta em um exame que exige bagagem, portanto, é preciso se dedicar ao máximo para angariar esta oportunidade”, pontuou.

IMG 7417

A Assessora do Consulado do Japão, Rosa Kamada, afirma que a proposta de bolsas é voltada aos estudantes de graduação, pós-graduação e outras circunstâncias para qualificação. “O governo japonês oferece essa oportunidade, por meio de concursos. Então, anualmente nós inscrevemos estudantes do Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, ou seja, todos os estados que estão sob a jurisdição do consulado em Belém. Após a etapa de inscrição, a seleção consiste em triagem de documentos, prova escrita e entrevista na língua inglesa ou japonesa”, explicou.

IMG 7435

Estudante do Curso de Letras, Isabella Nojosa

Para a estudante do Curso de Letras, Isabella Nojosa, a palestra foi o momento para conhecer a oportunidade de intercâmbio ao Japão. “Tenho interesse de não só conhecer o Japão, mas poder visitar outros países. E a discussão de hoje me chama atenção, porque a cultura japonesa é bem diversa e diferente da nossa”, finalizou.

IMG 7430

Palestra aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia (CT)