Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisadores em Odontologia promovem ação em saúde bucal
Início do conteúdo da página

Pesquisadores em Odontologia promovem ação em saúde bucal

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Aluna de mestrado Heloísa Clara e de graduação Louise examinando criança

Aluna de mestrado Heloísa Clara e de graduação Louise examinando criança

Entre os dias 15 e 19 de agosto de 2016, um grupo de professores e estudantes do curso de Odontologia da UFPI realizou a "Jornada em saúde bucal para comunidades quilombolas rurais da região sul do estado do Piauí". A atividade teve por objetivo orientar escolas e seus responsáveis das comunidades São Vitor, Lagoa dos Moisés, Lagoa das Emas e Lagoa da Firmeza, localizadas na zona rural do município de São Raimundo Nonato, sobre saúde bucal.

A equipe foi formada pelas docentes Marina de Deus Moura de Lima, Lúcia de Deus Moura, Marcoeli Silva de Moura e Teresinha Soares Lopes, quatro alunos do programa de mestrado em Odontologia e oito alunos de iniciação científica. "Foi uma semana de muito aprendizado e trocas de experiências que puderam ser vivenciadas na plenitude em comunidades extremamente carentes, em que os habitantes vivem com muita dificuldade de acesso a bens essenciais à vida como a água e assistência à saúde", frisou a Profa. Dra. Marina de Deus.

Escovodromo de uma das escolas

Escovódromo de uma das escolas visitadas

Nas comunidades visitadas, foram observados postos de saúde fechados, onde a presença de profissionais de saúde é eventual. Quando os indivíduos necessitam de atendimentos de urgência e emergência, recorrem aos postos de saúde e hospitais de São Raimundo Nonato, cidade localizada a 30 km de distância, através de acesso difícil.

O acesso à água foi um dos pontos que mais chamou a atenção da equipe. Os  moradores informaram que a água é fornecida por carros pipas e armazenada em cisternas. Esse abastecimento ocorre trimestralmente. Os banheiros das escolas não possuíam esgotamento sanitário  e a população recebe frascos contendo cloro para tratamento da água.

Alunas de graduacao Angela maria e Tayna Ferraz orientando criancas a escovarem os dentes

Alunas de graduação Ângela Maria e Tayna Ferraz orientam crianças a escovarem os dentes

Durante a jornada, foram ministradas palestras educativas aos pais/responsáveis e às  crianças, distribuídos folhetos educativos com orientações sobre higiene bucal e controle de ingestão de açúcares. No total foram atendidas 425 crianças e adolescentes que receberam doação de escova e creme dental fluoretado, aplicação tópica de flúor e foram treinadas a escovar corretamente os dentes.

A Professora Marina conclui que a experiência foi exitosa e cumpriu a proposta da jornada tendo em vista que as ações de extensão universitária ali realizadas viabilizaram uma relação transformadora entre a equipe e as comunidades minoritárias e excluídas socialmente como os remanescentes de quilombos. "A partir desta primeira jornada será possível elaborar um diagnóstico da situação de saúde bucal dessas comunidade para planejarmos o retorno para a realização de atendimentos odontológicos cirúrgicos-restauradores, contando com a participação efetiva da administração superior da UFPI e de ônibus equipados com consultórios odontológicos", finalizou.

Equipe com lider comunitario

Equipe da jornada com líder comunitário

Fim do conteúdo da página