Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisadores da UFPI e da UFRGS estudam floresta fóssil em Altos (PI)

Pesquisadores da UFPI e da UFRGS estudam floresta fóssil em Altos (PI)

Uma equipe formada por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), descobriram uma nova ocorrência de plantas fósseis, localizada no município de Altos (PI). Denominado Sítio Paleobotânico São Benedito, os troncos petrificados encontrados no local são da Era Paleozóica e possuem a mesma idade da Floresta Fóssil do Rio Poti, em Teresina.

Segundo o pesquisador da UFPI, Prof. Dr. Juan Carlos Cisneros, a descoberta é de grande relevância para o Estado do Piauí. “Trata-se de um sítio paleontológico, uma floresta fóssil que enriquece bastante o patrimônio do Piauí e do Brasil. Este sítio constitui uma fonte de estudos através dos quais aprenderemos mais sobre o passado remoto do Brasil”, declara.

A floresta caracteriza-se por apresentar uma significativa quantidade de troncos gimnospérmicos de grande porte, medindo até 1,80 m de diâmetro. Por meio do estudo, foram catalogados mais de 70 troncos fósseis, configurando-se, provavelmente, a maior concentração de troncos permineralizados registrada para o Estado.

Com o devido planejamento, a Floresta Petrificada de Altos pode se tornar uma atração turística para o Piauí e também gerar um retorno para a comunidade local. Para isso ela deverá ser dotada com a devida infraestrutura e serviços básicos ao visitante, assim como proteção legal e fiscalização para garantir a conservação dos seus fósseis.

O estudo realizado pelos professores da UFPI e da UFRGS foi publicado na revista Pesquisas em Geociências e pode ser acessado clicando no link.

Confira fotos:

acesso ao local

limpeza com pincel de tronco em posição horizontal

tronco de grande porte em posição horizontal

tronco cortado e polido para análise

tronco grande em posição vertical