Setembro Amarelo abre discussão sobre Prevenção ao Suicídio

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

suicídio

Com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, várias Intuições de Ensino Superior de Teresina fizeram parcerias e organizaram, conjuntamente, o projeto: “Eu quero é viver”. A proposta é desenvolver ações voltadas para a valorização da vida e prevenção ao suicídio, no mês que acontece a campanha mundial denominada de Setembro Amarelo.

De acordo com os registros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é responsável anualmente por um milhão de óbitos, e, a cada 45 segundos, há uma morte por esta causa em algum lugar no planeta. O Brasil é o oitavo país do mundo com maior número de casos de suicídio e em apenas dez anos, o número aumentou em mais de 10%.

Para muitos especialistas, o assunto merece discussão e precisa deixar de ser “tabu”. Segundo estatísticas da OMS, tirar a própria vida já é a segunda principal causa da morte em todo mundo para pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, ainda que, estatisticamente, pessoas com mais de 70 anos sejam mais propensas a cometer suicídio.

Segundo a professora da UFPI, coordenadora de projetos de valorização da vida, Dra. Márcia Astrês Fernandes, a maioria das pessoas demonstram indícios deste comportamento depressivo. “Ouvir reflexivamente e sem críticas as pessoas quando compartilham seus problemas, conflitos e preocupações pode contribuir muito para a prevenção do suicídio, visto que oportuniza quem sofre a desabafar seus anseios, medos e angústias. Além de estimular a preservar a vida, mostrar interesse e disponibilidade para ajudá-la é igualmente importante  incentivar  a pessoa a buscar ajuda especializada”, declara.

Nesta perspectiva, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), juntamente com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Centro Universitário UNINOVAFAPI e a FACID-Devry, está com uma vasta programação dirigida para a comunidade teresinense. Palestras, ações sociais, e panfletagens serão realizadas no período de 5 a 12 de setembro. No dia 17 de setembro, as 16:00 horas, na Av. Raul Lopes, acontecerá uma caminhada em prol da causa.

Confira aqui a programação.