Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Em Plantão pela Vida da UFPI desenvolve ações no Setembro Amarelo
Início do conteúdo da página

Projeto Em Plantão pela Vida da UFPI desenvolve ações no Setembro Amarelo

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está engajada na campanha de prevenção do suicídio e por meio do projeto “Em plantão pela vida” tem desenvolvido ações que informam e mobilizam para a causa. Além da promoção de políticas que visam o bem-estar da comunidade acadêmica, como a assistência ofertada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), outras ações de mobilização ganham reforço dentro da Instituição. Ao longo do mês de setembro, a Universidade aderiu a campanha do Setembro Amarelo, que tem como tema "Falar é a melhor solução", coordenada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

WhatsApp Image 2016 09 29 at 12.01.12 1

Pórtico do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina

Entre as atividades promovidas pela UFPI estão a iluminação com a luz amarela do pórtico do Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), a veiculação de peça publicitária produzida pelo CVV na rádio FM Universitária, apoio para a realização de debates, palestras e mesas-redondas nos Centros Acadêmicos e em outros espaços, disponibilização dos contatos de algumas instituições públicas e privadas que se dedicam ao desenvolvimento de ações que têm como objetivos a prevenção do suicídio em Teresina. Também, foi produzido um vídeo que trata dos principais mitos sobre comportamentos suicidas.

O vídeo traz os mitos apresentados na publicação “Prevenção do Suicídio: um recurso para conselheiros”, lançado pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de oferecer informações relevantes na prevenção do suicídio para os grupos sociais e profissionais específicos que trabalham com essa temática. Foi convidado o psicólogo e mestre em Antropologia, Carlos Henrique Aragão Neto, para esclarecer esses mitos.

Já o chefe do Serviço de Apoio Psicológico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), o psicólogo Carlos Eduardo Gonçalves, informa quais são as ações de promoção à saúde mental da comunidade acadêmica da UFPI desenvolvidas pelo serviço.

Confira o vídeo:

player pela vida

Teresina: conheça as instituições que estão em plantão pela vida

Em Teresina, instituições públicas e privadas se dedicam ao desenvolvimento de ações que têm como objetivo a prevenção do suicídio. Elas atuam no acolhimento de pessoas com sentimentos ou ideias conflituosas que podem levar a ideação suicida; na divulgação, orientação e sensibilização da sociedade sobre causas, sintomas e tratamentos disponíveis para os transtornos psíquicos; no tratamento especializado com profissionais capacitados; e nos atendimentos de urgência e emergência.

Saiba quais são essas instituições:  

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA (CVV)

O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e skype 24 horas, todos os dias. O serviço do CVV pode ser acessado também pelo VOIP. Para mais informações sobre essas opções de contato basta acessar a página www.cvv.org.br.

Contato: (86) 3222-0000

Endereço: Rua Álvaro Mendes, 861 - Centro (Sul), Teresina – PI.

PROVIDA

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina administra o ambulatório PROVIDA, especializado no atendimento das pessoas com ideias suicidas ou que tentaram o suicídio. O Ambulatório especializado funciona no Centro Integrado Lineu Araújo, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O atendimento é feito por demanda espontânea, sem a necessidade de marcação prévia e oferece atendimento psiquiátrico e psicológico. O serviço é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Contato: (86) 3215-4344 / 86 3215-9131.

Endereço: Rua Magalhães Filho, nº 152, Centro.

CENTRO DÉBORA MESQUITA

Tem por objetivo informar, orientar e sensibilizar a sociedade sobre causas, sintomas e tratamentos disponíveis dos transtornos psíquicos. O trabalho tem como materiais de base a Bíblia e os trabalhos e pesquisas de profissionais da área de saúde mental. O trabalho de sensibilização é realizado através das redes sociais, palestras, cartilhas e grupos de ajuda mútua.

Contato: (86) 998273343

Endereço: CEADEP - Centro de Convenções das Assembleias de Deus no Piauí, Rua Jacob Martins 791 Bairro: Parque São João.

PROJETO CAMINHOS / FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PIAUÍ (FEPI)

Contato: 3221-2500

Rua Olavo Bilac n°1394, Centro/Sul.

Projeto ocorre todas as sextas-feiras, às 18h.

GRACE

O GRACE é uma instituição criada desde dezembro de 2006, cujo objetivo é transmitir palavras de consolo e esperança aos corações aflitos na capital do Piauí e regiões circunvizinhas.

Contato: (86) 3237-0077

ASSOCIAÇÃO DE USUÁRIOS ÂNCORA

Contato: (86) 9453-7800

Endereço: Av. João França, n°6786, Poty Velho

E-mail: 

REDE DE SAÚDE MENTAL DE TERESINA

Centro de atenção psicossocial CAPS AD (Tratamento na dependência de álcool e outras drogas)

Contato: (86) 3215-7762

Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, n° 2978, Bairro Macaúba.  

CAPS II SUDESTE

Contato: (86) 3236-8747

Endereço: Rua Agnelo Pereira, nº 3567, Bairro São João.

CASP II SUL
Contato: (86) 3218-4865

 Endereço: Avenida Barão de Gurguéia, nº 2913, Bairro Pio XII. 

CAPS III SUL
Contato: (86)3221-0092

Endereço: Rua Costa Rica, nº 466, bairro Três Andares.  

CAPS II NORTE
Contato: (86) 3213-2080

Endereço: Rua Lucrécio Dantas Avelino, nº 521, Bairro Água Mineral.

CAPS II LESTE
Contato: (86) 3216-3967

Endereço: Rua Visconde da Parnaíba, nº 2435, Bairro Horto Florestal.

ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

  • Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu - HAA com 160 leitos;

Contato: (86) 3223-7513.

Endereço: Rua Joe Soares Ferry, nº 2420, Bairro Primavera.

  • 01 Serviço Hospitalar de Referência em Álcool e outras Drogas –Hospital do Mocambinho, com 10 leitos.

Contato: (86) 3216-3686

Endereço: Avenida Prefeito Freitas Neto, s/n, Bairro Mocambinho.

  • Atendimento para desintoxicação/ síndrome de abstinência em álcool e outras drogas, serviço referenciado pelo:
  1. CAPS AD. Contato: (86) 3215-7762;
  2. Hospital Areolino de Abreu. Contato: (86) 3222-2910
  3. Hospital da Primavera. Contato: (86) 3215-9174
  • 04 leitos de psiquiatria no Hospital da Primavera:

Contato: (86) 3215-9174

  • Consultório na Rua (Gestão FMS) – O programa Consultório na Rua tem como objetivo resgatar a cidadania das pessoas em situação de rua. O programa foi implantado pela Fundação Municipal de Saúde em outubro de 2013 e possui uma equipe multidisciplinar composta por uma enfermeira, uma assistente social, um psicólogo e três agentes sociais. Diariamente, a equipe percorre locais da cidade de maior vulnerabilidade realizando atividades educativas de saúde; fornecendo preservativos e realizando procedimentos de enfermagem, como curativos, vacinação e aferição de pressão arterial. Dependendo do caso, a pessoa pode ser encaminhada a uma equipe do Programa Saúde da Família que atenda nas proximidades do local, ou encaminhada aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).A sede do programa fica na Unidade Básica de Saúde Dr. José Wilson Batista (3215-7755), no bairro Vermelha. Porém, o serviço não está limitado àquela região, e vai a pontos em qualquer local da cidade onde for observada a necessidade. O deslocamento da equipe é feito através de um veículo modelo Van, com identificação institucional e o nome do projeto, o que facilita a aproximação e abordagem das pessoas em situação de rua.

 Contato: (86) 3215-7755

Fim do conteúdo da página